Notícias

Tucanas se mobilizam pelo combate à exploração sexual de crianças

Para marcar a passagem do Dia Nacional de Enfrentamento ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, na última sexta-feira (18), parlamentares do PSDB pedem conscientização e divulgam canais de denúncia nas suas redes sociais.

A deputada Mariana Carvalho (RO) alerta que abusar ou explorar o corpo e a sexualidade de crianças e adolescentes é crime e deixa traumas severos nas vítimas. “Não podemos deixar que esses crimes continuem acontecendo. Para outras informações e denúncias Disque 100”, divulgou.

O tema é sério e merece atenção, avalia a deputada Conceição Sampaio (AM). “Como parlamentar, tenho defendido projetos que reforçam os direitos das nossas crianças e adolescentes e que punem os autores dessa violência. Reafirmo aqui a importância da denúncia”, completou.

O dia 18 de maio foi escolhido como o dia de mobilização contra a violência sexual porque em 18 de maio de 1973, na cidade de Vitória (ES), aconteceu o “Caso Araceli”. A menina de oito anos de idade foi raptada, estuprada e morta por jovens de classe média alta daquela cidade.

DENUNCIE

O Disque 100 é um serviço oferecido para receber denúncias, assim como o aplicativo Proteja Brasil e os canais web, como o Humaniza Redes. Os canais atendem gratuitamente, 24h por dia, todos os dias da semana. De acordo com o Ministério dos Direitos Humanos, o denunciante tem a garantia de sigilo. Após o acolhimento, cada denúncia é encaminhada para órgãos que possam ajudar a resolvê-la, como os conselhos tutelares, o Ministério Público e Defensorias Públicas, as Secretarias de Segurança e Polícias, entre outras. As violações contra crianças e adolescentes representam 58% do total de ligações recebidas, incluindo relatos de negligência e violência psicológica, física e sexual.

*Com informações do PSDB na Câmara