Prefeitas tucanas de Palmas e Pelotas discutem déficit de mulheres nas esferas públicas eletivas

As prefeitas de Palmas(TO), Cinthia Ribeiro, e Pelotas (RS), Paula Mascarenhas, participaram. nesta segunda-feira (7), em Niterói (RJ), da 73ª Reunião Geral da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), reuniu gestoras e lideranças femininas do país. Na pauta, uma pesquisa realizada pelo Instituto Alziras que busca definir o perfil e a trajetória das prefeitas no Brasil.

O levantamento “Perfil das Prefeitas no Brasil (2017-2020)” aponta que no Brasil as mulheres são maioria do eleitorado (53%), mas ainda são apenas 44% dos filiados a partidos no País e ocupam 12% das prefeituras, 13% das vagas das Câmaras Municipais, 11% na Câmara dos Deputados e 18% das vagas do Senado.

Atualmente somente três capitais brasileiras possuem mulheres chefiando o Executivo Municipal. Além de Cinthia Ribeiro, em Palmas, possuem prefeitas as capitais Boa Vista (RR), Teresa Surita, e Rio Branco (AC), Socorro Neri.

Paula Mascarenhas ressaltou a importância de divulgar a pesquisa às demais prefeitas do Brasil para estabelecer estratégias que estimulem a participação feminina nos cargos políticos do Brasil.

“Nossa responsabilidade enquanto gestoras é dupla. Além de exercer com eficiência nossos mandatos, temos o papel de transformá-los em inspiração para que, cada vez mais, outras mulheres possam ocupar o espaço da política e da gestão pública que, hoje, é muito fechado”, salientou a tucana.

Os dados da pesquisa embasaram discussões desta segunda-feira (7) em torno dos desafios para a superação do déficit de mulheres nas esferas públicas eletivas.

“Com certeza, avançaremos ainda mais”, disse Cinthia em referência às mudanças administrativas em sua gestão que valorizaram espaços estratégicos para mulheres em Palmas.

“Acredito que vai somar de uma forma bastante significativa e motivar mais mulheres a participarem de espaços de poder. Acredito que a pesquisa é bastante esclarecedora para levar informação e conhecimento a essas mulheres que não participam da vida pública, mas que ali podem ingressar e serem amplamente produtivas nesse próximo processo eleitoral”, analisou a prefeita de Palmas.

*Com informações da FNP, Prefeitura de Palmas e Prefeitura de Pelotas.