Notícias

Mariana Carvalho destaca importância de campanha “Maio Amarelo” por um trânsito melhor

Neste mês de maio, órgãos federais e estaduais de trânsito, além da sociedade, se engajados na campanha conhecida como “Maio Amarelo”. Neste ano a iniciativa tem como mote “Nós somos o trânsito”. A ideia é propor o envolvimento direto da sociedade nas ações e uma reflexão sobre a nova forma de encarar a mobilidade. A deputada Mariana Carvalho (RO) destacou a importância do evento por lembrar os cuidados que motoristas devem ter ao volante. “Com consciência fazemos um trânsito melhor”, disse a parlamentar tucana por meio das redes sociais.

Criado em 2014, o movimento pretende, de forma simples e objetiva, tratar a segurança de trânsito como resultado de um esforço coletivo – no qual cada motorista e pedestre tem participação.

Mariana Carvalho enfatizou os números da Organização Mundial de Saúde, segundo a qual acidentes rodoviários matam mais de 1 milhão de pessoas por ano em todo o mundo. Os acidentes de trânsito são a nona causa de fatalidades no mundo e a principal entre pessoas com idade entre 15 e 29 anos.  90% das mortes ocorrem nas estradas de países de baixa e média renda, onde se concentram apenas metade da frota de veículos. Além disso, responde por aumento de gastos em torno de 3% do PIB.

No Brasil, a situação é grave: mais de 37 mil pessoas morrem todos os anos no trânsito. Mesmo assim, houve avanços: desde 2011, quando aderiu a um pacto das Nações Unidas para redução em 50% do número de vítimas no trânsito até 2020, o Brasil conseguiu diminuir o número de acidentes em 25%.

Ao longo do mês, os Detrans, o Departamento Nacional de Trânsito, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) e a Agência Nacional de Transporte Terrestre (ANTT) farão ações educativas. Além disso, as campanhas de fiscalização, como as blitzes de trânsito, serão mais intensas.

*Do PSDB na Câmara