Notícias

Brasília ganha “Espaço Mulher” para atender vítimas de violência doméstica

Administração de Taguatinga, Taguatinga, Brasília, DF, Brasil 30/4/2018 Foto: Toninho Tavares/Agência Brasília. No Dia Nacional da Mulher, vítimas de violência física, psicológica, sexual, moral e patrimonial têm um novo local para serem acolhidas e receber acompanhamento: o Espaço da Mulher, em Taguatinga. Inaugurada na manhã desta segunda-feira (30), a unidade fica na Administração Regional de Taguatinga (Setor Central, Lote A) e é fruto de parceria com a Secretaria de Justiça e Cidadania, por meio do Núcleo Pró-Vítima.

Brasília ganhou mais um local para o atendimento de mulheres vítimas da violência doméstica. Foi inaugurado nesta segunda-feira (30) o Espaço da Mulher, nas dependências da Administração de Taguatinga, região administrativa do Distrito Federal. O espaço foi criado em parceria com o Núcleo Pró-Vítima, da Secretaria de Justiça.

O local oferece atendimento psicológico e jurídico, a partir de quarta-feira (02), para as vítimas da região e entorno.

A psicóloga e vice-presidente do PSDB-Mulher do DF, Ludmila Faro, comemorou a iniciativa, mas advertiu que é preciso mais do que o espaço físico.

“Eu acredito que se for divulgado e tiver os atendimentos adequados tem tudo para dar certo. Não adianta ter só o local. É necessário ter pessoas capacitadas para realizar este tipo de atendimento. É preciso ter psicólogos, assistentes sociais e, principalmente, profissionais de empreendedorismo para que a mulher possa ter autonomia financeira”, disse.

Ludmila alertou ainda para os riscos da submissão feminina pela falta de conhecimento por parte das mulheres agredidas.

“A maioria das vezes as mulheres aceitam certos tipos de violências por serem economicamente dependentes dos parceiros. Esta liberdade é crucial para que a autoestima da vítima de violência doméstica seja resgatada”, avaliou.

Atendimentos

As vítimas serão atendidas individualmente. O primeiro passo é o acolhimento e, em seguida, vêm os atendimentos psicológico e jurídico. Crianças que as acompanharem também vão ser recebidas, em uma ludoteca, a ser inaugurada ainda.

O apoio jurídico será em relação as demandas que ocorrem paralelamente à violência contra a mulher como a guarda do filho, pensão alimentícia, divórcio, reconhecimento de união estável, regulamentação de visitas entre outros.

Uma equipe fixa ficará nas dependências da Administração de Taguatinga, de segunda a sexta-feira, de 8h às 12h, e de 14h às 18h. A mulher pode comparecer espontaneamente ou por meio de encaminhamentos.