Em um ano, violência contra a mulher aumenta 9% em Minas

A violência contra a mulher aumentou no estado de Minas Gerais. De acordo com dados da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) houve um crescimento de 9% nos casos definidos como feminicídio entre 2016 e 2017. No ano passado, a média foi de 1,1 caso por dia no estado.

O feminicídio é o homicídio contra a mulher, seja ele motivado por menosprezo, discriminação, ou por violência doméstica. Quando a modalidade foi incluída no código penal, foram registrados 335 casos em Minas, enquanto em 2016, o total subiu para 397. Em 2017, a quantidade de mulheres executadas por maridos, namorados ou companheiros ou por questões de gênero chegou a 433 ocorrências.

A Região Integrada de Segurança Pública (Risp) mapeou o maior número de casos de feminicídio em Contagem, seguida de Belo Horizonte. Na maioria dos casos, mulheres vítimas sofreram ameaças e agressões antes que o crime fosse de fato consumado.

*Com informações do jornal Estado de Minas