Notícias

Social-democratas alemãs elegem primeira mulher à frente do partido

Pela primeira vez na história, o Partido Social-Democrata Alemão (SPD) será presidido por uma mulher. A sigla elegeu neste domingo (22) Andrea Nahles, ex-ministra de Trabalho, como primeira mulher à frente da legenda, que atravessa uma crise após 155 anos de história.

Com a vitória, Andrea Nahles se une à chanceler Angela Merkel no topo da política alemã. Nahles ganhou com 66% dos votos, derrotando Simone Lange, ex-policial e prefeita de Flensburgo, conforme informa reportagem da revista Isto É.

A eleição de Nahles acentua uma tendência nacional de colocar mulheres à frente dos partidos. Pela primeira vez, dois dos grandes partidos do país são dirigidos por mulheres, com Merkel como líder dos conservadores.

Outras formações, como a esquerda radical, os ecologistas e a extrema direita, também têm mulheres em cargos-chave.

Andrea Nahles substituirá Martin Schulz, eleito líder em março de 2017, para levar seu partido a sua pior derrota eleitoral no pós-guerra. Ele foi convidado pelos colegas a se afastar.

A nova dirigente terá a missão de conduzir uma formação muito dividida, que relutantemente participou da “grande coalizão” liderada pela chanceler Angela Merkel.

*Com informações da revista Isto É.