Notícias

Aprovado parecer de Conceição Sampaio ao PL que conscientiza sobre doenças negligenciadas

A Comissão de Seguridade Social e Família aprovou, por unanimidade, o parecer da deputada Conceição Sampaio (AM) ao Projeto de Lei n° 8.962/2017, da deputada federal Ana Perugini (PT-SP), que institui a Semana Nacional da Conscientização Sobre as Doenças Negligenciadas. Recém-filiada ao PSDB, Conceição deu o parecer favorável ao PL e destacou a “sensibilidade social” da proposta.

“Constatei que a propositura prima por trazer luz de imensa magnitude e a data escolhida mostra-se bastante sugestiva, ao englobar o dia 14 de abril, o Dia Mundial de Combate a Doenças de Chagas, que já existe no país. Diante do exposto, o voto pelo projeto de lei 8.962/2017 é sim”, diz a relatora Conceição ao explicar seu parecer.

O projeto, que foi protocolado em outubro do ano passado na Casa Legislativa, estabelece essa data como referência para a campanha nacional, que terá como objetivo esclarecer à população quais são, como se desenvolvem essas doenças e as formas de tratamento oferecidas pelo SUS.

Ainda segundo a parlamentar, as doenças negligenciadas são um grupo de doenças tropicais endêmicas presentes, principalmente, nas populações mais pobres.

Atualmente, a Organização Mundial de Saúde (OMS) reconhece um grupo de 21 patologias virais, parasitárias e bacterianas que afetam, principalmente, as populações mais pobres do mundo, a exemplo do calazar, da dengue, esquistossomose e da Doença de Chagas, entre outros. Elas causam entre 500 mil e um milhão de óbitos a cada ano. Muitas vezes essas mortes poderiam ser evitadas com medidas simples e baratas.

O Projeto de Lei ainda será analisado na Comissão de Cultura (CCULT) e Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC).

*Do PSDB na Câmara