Notícias

Campanha de combate ao câncer recebe o apoio da vereadora Tereza Nelma

“Falar de câncer nunca é fácil. Mas é preciso”. Assim a vereadora Tereza Nelma abriu a audiência pública, realizada na manhã dessa terça-feira (10) na Câmara Municipal, que lançou a Campanha Preciso Viver, em Maceió. A campanha é uma iniciativa da Rede Feminina Nacional de Combate ao Câncer e tem como propósito cobrar a humanização e a agilidade nos atendimentos dos pacientes oncológicos.

A audiência, que contou com depoimentos emocionantes de pessoas que enfrentaram ou ainda enfrentam a doença, trouxe dados atualizados do câncer em todo Brasil e também em Alagoas, através da palestra do médico oncologista, João Aderbal, e do coordenador da oncologia da Santa Casa de Misericórdia de Maceió, Marcos Davi Melo.

O objetivo da campanha é sensibilizar as autoridades, municipais e estaduais, para garantir a aplicabilidade e eficácia da lei e do projeto de lei que estabelecem prazo máximo de 60 e 30 dias, respectivamente, para que as unidades do SUS realizem exames e executem procedimentos necessários à saúde dos pacientes com câncer. Em Alagoas essa lei ainda não é aplicada.

“Esse déficit na saúde só terá um fim quando houver atualização na tabela do SUS, que estabelece os valores recebidos pelos médicos e hospitais em cada procedimento realizado. Esses valores de hoje são uma vergonha. Então precisamos conseguir, junto as autoridades e aos hospitais, uma forma de atender essa demanda reprimida, sem que causem prejuízos financeiros aos hospitais”, completou Tereza.

*Com informações da assessoria da vereadora