Assédio contra mulheres vira tema de artigos científicos

A crescente onda de denúncias de casos de assédio e o surgimento de campanhas como o #metoo (em português, eu também) intensificaram a empatia feminina em todos os campos. O tema vem ganhado destaque, inclusive, nos artigos científicos da medicina. As profissionais da saúde têm intensificados pedidos para que tanto mulheres quanto homens atuem de forma corajosa no debate do tema.

Um artigo publicado pela revista Jama junto com o texto de Freischlag apresenta um estudo promovido com 14.405 estudantes de medicina nos EUA. Entre eles, 33% relataram já ter escutado algum comentário sexista, ofensas, ter sofrido racismo ou até mesmo recebido notas inferiores, recusas de treinamento e exclusão em prêmios por ser mulher.

No Brasil, o abuso na faculdade de medicina não é um tema novo. Grandes faculdades como a USP e a UNICAMP possuem coletivos femininos para abordar e combater os casos de assédio dentro do campus. Segundo levantamento realizado pela instituição, na USP, de 317 alunas do curso de medicina, cerca de 92,3% relataram já terem sofrido algum tipo de abuso ou discriminação pelo seu sexo.