Notícias

Tucanos destacam importância da prevenção no Dia Mundial do Combate ao Câncer

Tendo em vista o aumento dos casos da doença no Brasil e no mundo, deputados tucanos registraram apoio ao Dia Mundial do Combate ao Câncer (8 de abril), criado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) com o intuito de fazer as organizações ao redor do mundo se conscientizarem a respeito do tema e promoverem ações.

No Brasil os tipos de câncer que mais afligem a população são: câncer de pele, de próstata, de mama, de cólon e reto, de pulmão e de estômago. O deputado Lobbe Neto (SP) avalia que as chances de cura aumentam se houver conscientização sobre a doença.  “Quanto antes for diagnosticado, maior é a chance de cura. É hora de ficar atento e prevenir-se!”, afirmou.

Médica, a deputada Mariana Carvalho (RO) declarou que a prevenção sempre é o melhor caminho. “Vale destacar que todo paciente com câncer pode obter atendimento gratuito na rede pública de saúde e tem acesso a remédios para o tratamento”, afirmou. A deputada Shéridan (RR) chama a atenção aos sintomas. “É importante estar atento aos sintomas da doença, o diagnóstico precoce pode salvar vidas!”, disse.

Célio Silveira (GO) também destaca a prevenção. “A realização de exames de rotina, alimentação adequada e atividade física são algumas atitudes simples e que ajudam na prevenção. Combater o câncer é um gesto de amor à vida! Prevenir é o melhor caminho!”, concluiu.

O Instituto Nacional do Câncer (INCA) divulga anualmente a Estimativa de Incidência de Câncer no Brasil. Este ano a projeção é de 600 mil novos casos da doença, como próstata (68.220 casos novos) e mama (59.700 mil) em mulheres. Além desses, os 10 tipos mais incidentes também estão na lista: cólon e reto (intestino – 36.360), pulmão (31.270), estômago (21.290), colo do útero (16.370), cavidade oral (14.700), sistema nervoso central (11.320), leucemias (10.800) e esôfago (10.970). O estudo pode ser acessado na íntegra clicando aqui.

DIAGNÓSTICO ANTECIPADO

Em junho do ano passado, o deputado Caio Narcio (MG) solicitou comissão geral para debater o tema “Os Desafios do Câncer, Tratamento, Enfrentamento e Medicamentos”. O tucano bateu na tecla de melhores políticas de distribuição dos recursos públicos nos estados e municípios para que haja o diagnóstico antecipado da doença, tornando o tratamento mais efetivo.

O diretor-presidente da Fundação Hospital Lauriano em João Pessoa, Antônio Carneiro Arnaud, esteve presente na sessão como convidado e afirmou que o câncer é a doença que mais cresce e que poderá chegar a 22 milhões de diagnósticos em 2030, pelas estimativas da Agência Internacional para Pesquisa em Câncer — IARC. Como 80% dos pacientes brasileiros se tratam pelo SUS, ele defendeu que Ministério da Saúde se una às Secretarias de Saúde estaduais e municipais.

Prevenção

Segundo o INCA, há maneiras de prevenção do câncer que podem ser tomadas pela população:

– Não fume

– Alimentação saudável

– Peso corporal adequado

– Atividades físicas diárias

– Amamentação

– Mulheres entre 25 e 64 anos devem fazer um exame preventivo ginecológico a cada três anos

– Evite a ingestão de bebidas alcoólicas

– Evite a exposição ao sol entre 10h e 16h, e use sempre proteção adequada, como chapéu, barraca e protetor solar, inclusive nos lábios

– Vacine contra o HPV as meninas de 9 a 14 anos e os meninos de 11 a 14 anos

*Do PSDB na Câmara