PSDB-Mulher promove capacitação de pré-candidatas em Recife

O PSDB-Mulher, presidido pela deputada federal Yeda Crusius (PSDB-RS), em parceria com a Fundação Konrad Adenauer (KAS) e o Instituto Teotônio Vilela (ITV), promove nos dias 26 e 27, em Recife, o seminário:  “Os desafios das eleições de 2018 e a importância do senso crítico e propositivo para a capacitação política”. O objetivo será discutir a representatividade feminina na política nacional e a necessidade de intensificar a capacitação das pré-candidatas tucanas.

Além do cenário político, serão debatidos o papel da mulher na democracia, a crise de valores no sistema político e suas consequências para as eleições de 2018, a situação econômica do país, a legislação eleitoral, a democracia virtual e o uso de plataformas de crowdfunding para arrecadar recursos para campanhas políticas.

A presidente de honra do PSDB-Mulher, Solange Jurema (AL), prestigiará o encontro e afirmou que está otimista com a participação das nordestinas “As mulheres do Nordeste vivem uma realidade diferente do restante do país e precisam do nosso total apoio para terem reais chances na disputa eleitoral” disse a tucana.

Já a presidente do PSDB-Mulher de Pernambuco, deputada estadual Terezinha Nunes, parabenizou a inciativa do partido e afirmou que é fundamental as tucanas estarem atualizadas em um momento de mudanças na legislação eleitoral.

“Esse esclarecimento é crucial para que as nossas candidatas sejam boas representantes das brasileiras. Isso é algo que outros partidos não fazem. O PSDB sai na frente na preparação geral das mulheres para as campanhas políticas ”, afirmou a deputada.

Para Terezinha Nunes, o secretariado demonstra preocupação com a real representatividade feminina quando desloca sua equipe exclusivamente para preparar as nordestinas. “No Nordeste as mulheres têm menos condições de se preparar para uma eleição. As Regiões Sul e Sudeste são mais beneficiadas com esse tipo de capacitação”, completou.

Quando questionada sobre a importância dos temas escolhidos para as palestras, Terezinha destacou o debate referente à economia atual. “É preciso discutir saídas econômicas para a nossa região [Nordeste]. As mulheres não podem ficar fora deste debate. É importante que elas estejam informadas e que ouçam pessoas de credibilidade, que estudem esta questão para que possam na tribuna dar apoio a uma política de desenvolvimento para o Nordeste que realmente seja efetiva”, concluiu.

Esse será o segundo curso de capacitação promovido pelo PSDB Mulher em conjunto com a KAS e o ITV. O primeiro foi realizado em Porto Alegre e teve a participação de pelo menos 100 pré-candidatas do Sul e Sudeste.