Notícias

Vem aí o “Pernambuco Inclusivo”, plataforma digital voltada para as pessoas com deficiência

A presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Pessoa com Deficiência, deputada estadual Terezinha Nunes (PSDB-PE), apresenta nesta terça-feira (03) um balanço das ações realizadas no primeiro ano de atuação do colegiado, criado com o objetivo de traçar um panorama da questão no estado e de sugerir saídas para se avançar na inclusão dos portadores de deficiência.

Na ocasião, a parlamentar divulgará um diagnóstico preliminar de como é feito o atendimento às pessoas com deficiência no estado e lançará o “Pernambuco Inclusivo”, plataforma digital voltada para o tema da acessibilidade. O evento está previsto para às 9 horas, no auditório Sérgio Guerra, na Assembleia Legislativa.

A Frente Parlamentar em Defesa da Pessoa com Deficiência já obteve várias conquistas relacionadas ao segmento como a criação de um Centro de Referência de Doenças Raras, a oferta de mais espaço nos ônibus na Região Metropolitana do Recife, a criação de um grupo de trabalho para alterar a Lei do “Vem Livre Acesso”, a criação de um grupo para analisar editais que incluem pessoas com deficiência em concursos públicos e a redução da jornada de trabalho para servidores do estado com filhos com deficiência.

“Encerramos a primeira etapa da Frente com um diagnóstico atual da situação das pessoas com deficiência no estado para conhecer de perto suas demandas mais urgentes. O debate aprofundado com a sociedade foi uma conquista para Pernambuco. Em reuniões semanais na Assembleia, ONGs de atenção a essas pessoas puderam expressar todas as dificuldades para órgãos como o Ministério Público, Defensoria e integrantes dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário e entidades de classe”, informou Terezinha Nunes.

*Da assessoria de Imprensa do PSDB-PE