Notícias

“Ação, reação e mulher”, por Suely Ouro

No momento em que o país vive uma crise há necessidade de boas mudanças e  alinhamento de valores. É preciso que as mulheres se levantem e protagonizem ações,  provocando as reações de que a sociedade brasileira anseia. Muitos cidadãos e cidadãs estão preocupados com os rumos da sociedade brasileira, mas para mim há três palavras que guiam esta fase: ação, reação e mulher.

Por que cito as três palavras?  Porque elas carregam uma carga semântica positiva e forte que nos conclama a sair da esfera conceitual e abstrata para o campo prático das realizações. As três estão interconectadas e incorporam-se a um projeto de desenvolvimento social. “Toda ação provoca uma reação”. O ditado soa como lei.

O fato é que boas ou ruins as ações e reações evidenciam o dinamismo que toma conta do nosso universo social. Qual o papel, a influência e a importância da MULHER neste universo dinâmico?

Tudo o que a mulher conseguiu até o presente momento foi decorrente de muita luta, enfrentando grandes oposições. Neste sentido, tomo como exemplo certas ações nas quais as mulheres estiveram empenhadas: a luta pelos direitos do trabalho, direito ao voto, pelo espaço no Congresso e a Lei Maria da Penha, estas são só algumas situações específicas.

Como todo o processo foi efeito de muito empenho em que a força feminina atuou consideravelmente. A pressão que as mulheres provocaram para defender e exigir direitos considerados essenciais levou a significativas mudanças na sociedade, deixando sua marca na história.

Porém, o caminho a percorrer em busca de novas conquistas e transformações ainda é longo. Deste caminho, a mulher não pode jamais sair, precisa trilhá-lo com mais força e determinação, aliadas à inerente sensibilidade.

A mulher não pode sair da estrada e desaparecer do cenário, pois isso significaria um uma estagnação ou até mesmo retrocesso. Como o olhar feminino observa o atual momento pelo qual a sociedade brasileira passa?

Eu digo: enxerga possibilidades e esperança, visualizando oportunidades para grandes ações em conjunto com aqueles que se preocupam e querem o desenvolvimento e a ética em nosso país.

Repito, é neste momento de crise em que o Brasil necessita tanto de boas mudanças, de alinhamento dos valores que a mulher precisa se levantar, protagonizando ações e causando as reações de que a sociedade brasileira necessita.

A sensibilidade da mulheres é um plus para mobilização para novas lutas e conquistas. Cada uma tem que fazer sua parte e não esperar que alguém faça. Para colocar a cereja no bolo, alguém tem de fazê-lo.

Para por em prática uma política pública eficiente os valores e o devido respeito são exigidos, é preciso pessoas sérias, comprometidas e conhecedoras dos seus propósitos, que sejam protagonistas da verdadeira mudança. Esta é a oportunidade da “Mulher emponderada”.

A expressão não assume um ar de arrogância nem superioridade como pode parecer. Trazendo este termo à tona já consolidado em nossa linguagem, busco a inspiração do  educador Paulo Freire que tratou a respoeito: EMPODERAMENTO é a capacidade de um indivíduo de provocar em si mesmo as mudanças necessárias para evoluir e para fortalecer.

EMPODERAMENTO tem a ver com escolher a vida que você quer viver, tomar consciência de quem você é. Uma pessoa que se empodera tende a ser mais criativa, trabalhar com o que gosta.

Eu espero que você se empodere, faça escolhas conscientes sobre seus caminhos, comece a prestar atenção e seja capaz de gerenciar suas emoções, pondo-as em harmonia com o pensamento lógico.

O autoconhecimento é o primeiro caminho, a primeira atitude é olhar para dentro para que você transforme sua realidade. O autoconhecimento levará você mais longe do que pensa! Enfim, a mulher tem seu momento e seu espaço.

Como figura pública ou na vida privada, sua influência sempre será sentida e sua atuação grandemente necessária. Não se pode prescindir de sua presença nos setores da vida onde as ações tomadas trazem grandes consequências.

Nós, mulheres, temos consciência de nossa missão e vamos levá-la adiante para o bem da sociedade. Sendo assim, atuemos neste palco. Nossa empoderada atuação espera a reação da sociedade. Que seja positiva, para ao bem de todos.

*Suely Ouro é presidente do PSDB Mulher em Sergipe, empresária da moda, escritora, filha e mãe.