Acompanhe

Mara Gabrilli e mais dois tucanos vão presidir comissões na Câmara

O PSDB definiu as indicações para as presidências das três comissões que a legenda comandará neste ano: as de Relações Exteriores, de Viação e Transportes, e de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência.  A instalação dos colegiados deverá ocorrer no próximo dia 3.

A deputada Mara Gabrilli (PSDB-SP) assumirá a Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência. Será a primeira vez que o PSDB estará à frente do colegiado.

A tucana foi vereadora, secretária da Pessoa com Deficiência do Município de São Paulo e está sem seu segundo mandato consecutivo como deputada federal. Na Câmara dos Deputados, ocupou a 3º Secretaria da Mesa Diretora, foi vice-Líder do PSDB e vice-Líder da Minoria (Oposição).

Também integrou diversas comissões permanentes e foi 2ª vice-presidente da própria Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência. Recebeu ainda os prêmios Paulistana do Ano (Veja), Cem Brasileiros Mais Influentes (IstoÉ/Época), e o Prêmio Cláudia, na categoria Políticas Públicas.

A Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência é um das mais novas da Câmara, criada em 2016, tem a missão de construir um diálogo permanente com a sociedade e com o Poder Executivo para garantir os direitos dos deficientes no país.

Relações Exteriores

O deputado Nilson Pinto (PSDB-PA) presidirá a Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional.  No Pará, o tucano foi secretário Especial de Promoção Social e secretário de Educação. Em seu quinto mandato consecutivo como deputado federal, foi vice-líder do PSDB e vice-líder da Minoria (Oposição).

Integrante de diversas comissões na Câmara dos Deputados em seus quase 20 anos como parlamentar, presidiu a Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e foi 1º vice-presidente da Comissão de Educação, além de ter sido presidente e vice-presidente do Grupo Parlamentar Brasil-Alemanha.

O PSDB tem um histórico à frente deste colegiado. Nos últimos anos, parlamentares do partido presidiram a comissão. Em 2014, a comissão esteve sob o comando de Eduardo Barbosa (MG). Em 2016, Pedro Vilela assumiu a presidência do grupo, sendo sucedido por Bruna Furlan (SP) em 2017.

Viação e Transportes

A Comissão de Viação e Transportes será presidida por Domingos Sávio (PSDB-MG). Prefeito e vereador de Divinópolis (MG), ele foi deputado estadual por dois mandatos em Minas Gerais. Exerce atualmente seu segundo mandato consecutivo na Câmara dos Deputados, onde já foi líder da Minoria (Oposição), vice-líder do PSDB e vice-Líder do bloco partidário que reunia o PSDB e outras legendas.

Sávio foi também segundo-vice-presidente da Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural, 3º vice-presidente da Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural e membro de outras comissões permanentes.

As comissões são órgãos técnicos que discutem e votam as propostas de leis dos deputados. A composição parlamentar é renovada a cada ano. A escolha das comissões permanentes pelos partidos é feita com base no resultado da última eleição para a Câmara e no princípio da proporcionalidade partidária. Ou seja, o tamanho de cada bloco partidário na Casa define quem escolhe primeiro e quantas comissões cada um presidirá.

*Com informações do Portal do PSDB na Câmara.