Notícias

Yeda Crusius defende mais Procuradorias Especiais destinadas às mulheres

Ao visitar a Procuradoria Especial da Mulher na Câmara de Vereadores do município gaúcho de Cruz Alta, na última sexta-feira (23), a presidente do PSDB-Mulher Nacional, deputada federal Yeda Crusius (PSDB-RS), elogiou a iniciativa e disse que pretende utilizar o exemplo para incentivar que mais municípios instalem suas respectivas procuradorias.

“Um espaço como este é voltado para a mulher, mas não é só isso. É destinado também à família, à paz na sociedade. E também contribui para ampliar a representatividade feminina na política. Essa é uma de nossas pautas na Secretaria da Mulher da Câmara Federal: que em cada município possa haver um local voltado aos direitos da mulher, como acontece aqui em Cruz Alta. Essa busca deve ser uma iniciativa de todos os cidadãos em todos os municípios brasileiros”, destacou Yeda Crusius.

A parlamentar conheceu o órgão e suas atividades acompanhada pela presidente da Câmara, Paula Rubin Facco Librelotto (PMDB-RS), presidente da Comissão Permanente dos Direitos da Mulher, Luirce Paz (PR-RS), e pelos vereadores de Cruz Alta Cleberson Gardin (PSDB-RS) e Shana Reis (PDT-RS).

Recém-inaugurada, a Procuradoria Especial da Mulher na Câmara de Vereadores de Cruz Alta é um órgão permanente que tem por objetivo resguardar e fortalecer os direitos das mulheres da região do Alto Jacuí, no estado do Rio Grande do Sul, principalmente contra a violência, a discriminação e a cultura do machismo. O atendimento é diário, de 8h as 14h.

“Apesar de as mulheres terem conquistado espaço em muitas áreas, o cenário político continua predominantemente masculino e a criação da procuradoria da mulher buscará primordialmente garantir maior representatividade e destaque as mulheres na política além de lutar pela garantia de igualdade”, afirmou a vereadora Shana Reis, autora do projeto que criou a procuradoria.

*Com informações da assessoria da deputada Yeda Crusius (PSDB-RS).