Acompanhe

Seminário em Porto Alegre vira referência para lideranças

Congresso do PSDB Mulher, no hotel Plaza São Rafael, em Porto Alegre. FOTO: Jefferson Bernardes/ Agência Preview

O Seminário “Os desafios das eleições 2018 e a importância do senso crítico e propositivo para a capacitação política”, em Porto Alegre (RS), organizado pelo PSDB Mulher em parceria com a Fundação Konrad Adenauer (KAS Brasil) e o Instituto Teotonio Vilela (ITV), servirá de referência para as lideranças que participaram do evento, segundo as próprias tucanas.

A presidente de honra do PSDB Mulher, Solange Jurema, disse o seminário foi a oportunidade para quem acredita e quer fazer política de maneira participativa.

“É muito estimulante ver como as mulheres são corajosas e que tem vontade de mudar. Não queremos qualquer mulher nos cargos de destaque e, sim, mulheres preparadas e que façam a diferença e que representem bem o partido e as brasileiras”, disse.

A presidente do PSDB-Mulher do Rio Grande do Sul, Ivana Genro, elogiou a iniciativa e disse que o seminário gera reflexões e ações. “Essas ações fazem as pessoas pensarem e refletirem, atualizando-se por meio do incentivo às candidaturas”, reagiu. “Eu quero parabenizar a iniciativa da Yeda [Crusius, presidente nacional do PSDB Mulher].”

Primeira-secretária do PSDB Mulher e membro do Secretariado Nacional da Mulher, Angela Sarquiz (PSDB-RS), agradeceu a presença de todas e lembrou: no fim do mês tem mais. Será no Recife (PE), no encontro destinado ao Nordeste.

Membro do PSDB Mulher Nacional, assessora de Direitos Humanos e coordenadora da Política da Mulher,Terezinha Beraldo Pereira Ramos (PSDB-PR), disse que as 11 tucanas paranaenses que participaram do seminários destacaram a importância da oportunidade de renovação e aprendizado.

“Como dizia Rosa de Luxemburgo: ‘Quem não se movimenta não sente as correntes que aprisionam’. Minhas queridas tucanas estão retornando ao Paraná desacorrentadas de muitos pensamentos, posicionamentos e conceitos porque o conhecimento é de fato libertador”, disse Terê Pereira.

Com 23 anos, a vereadora de Conceição de Macabu (RJ) Natália Braga (PSDB-RJ) é a mais jovem entre os vereadores eleitos, em 2016, também participou do seminário e destacou a importância do evento.

“Sou uma pessoa que gosta de estar presente junto a população e me candidatei porque o cenário político não está bacana, então eu me propus a fazer uma mudança a partir de mim”, afirmou Natália Braga. “Entrar na política talvez não seja o principal desafio,  mas permanecer no cargo de poder é que é. É preciso mostrar para a população que as mulheres estão preparadas.”