Acompanhe

PSDB Mulher/KAS e ITV reúnem tucanas da região Sul em Porto Alegre

Congresso do PSDB Mulher, no hotel Plaza São Rafael, em Porto Alegre. FOTO: Jefferson Bernardes/ Agência Preview

Mais de cem mulheres participam do 1º Seminário PSDB Mulher/Fundação Konrad Adenauer (KAS) com apoio do Instituto Teotonio Vilela (ITV), nesta quinta-feira (15), em Porto Alegre (RS) cujo tema é: “Os Desafios das Eleições de 2018 e a Importância do Senso Crítico e Propositivo para a Capacitação Política”.

Anfitriã do seminário e presidente nacional do PSDB Mulher, deputada Yeda Crusius (PSDB-RS), entusiasmou as presentes com uma provocação: “Nós estamos dizendo: ‘Mulheres, onde vocês estão? Vamos fazer política?’ ‘Vocês querem participar?’”, reagiu ela.

Em seguida, a tucana continuou: “Outra manifestação é sobre a necessidade que temos de sentir como está a sociedade hoje e o que devemos fazer para responder a essa sociedade, que espera de nós uma resposta a seus anseios. E nós, como vamos sair daqui depois dos dois dias de debates sobre o momento que vivemos?”.

KAS

Marina Caetano, coordenadora de Projetos da KAS Brasil, participou da abertura do seminário. A Fundação Konrad Adenauer comemora dez anos de parceria bem-sucedida com o PSDB Mulher que aproveitou a oportunidade para prestar solidariedade à família e amigos da vereadora Marielle Franco, assassinada no Rio de Janeiro.

“O que aconteceu em minha cidade cria um precedente sério contra a democracia e os valores que a KAS se empenha em divulgar. Gostaria de dedicar os dois dias deste seminário à memória da vereadora Marielle”, disse Marina Caetano.

A representante da Fundação Konrad Adenauer  lembrou que em 1998, o PSDB Mulher foi criado e a fundação passou a trabalhar com o segmento. Yeda Crusius acrescentou que: “Em 2018, estamos escrevendo os 20 anos do Secretariado Nacional da Mulher, contando com o total apoio do presidente [do PSDB Nacional] Geraldo Alckmin [governador de São Paulo], do senador Tasso Jereissati [PSDB-CE] e da bancada do Congresso”.

Verbas Públicas

Yeda Crusius destacou a importância sobre a utilização de recursos públicos e o compromisso de quem faz política em manter tal meta em sua atuação. “Além da KAS, a Fundação ITV, agora com [a deputada federal] Mariana de Carvalho [PSDB-RO] como tesoureira, nós também temos como raiz de formação do partido uma palavra chamada responsabilidade. Esse curso custa de dinheiro público”, disse ela.

Estimulando as mulheres à participação política, a tucana acrescentou que: “Há naquela atividade final que é entre nós dizer, participei? Colaborei? Como eu saio daqui mulher fazendo política? Como podemos sentir essa rejeição e como podemos melhorar essa perspectiva da sociedade de que SIM podemos fazer uma boa política”.

Exemplos

Ao mencionar desafios, aparentemente instransponíveis, Yeda Crusius citou a história de vida do cientista Stephen Hawking, morto esta semana, e a da deputada federal Mara Gabrilli (PSDB-SP), ambos com limitações motoras, mas que jamais deixaram de produzir e reagir.

“A tecnologia e a ciência parecem distantes do mundo. É preciso lembrar Stephen Hawking,  que trouxe a compreensão do Universo e do mundo para mais perto de nós. E essa é outra homenagem a ser feita, porque quando olharmos para o céu em uma noite escura, vamos poder ver que outra estrela nasceu”, disse a deputada federal.

SERVIÇO:

Data: Quinta-feira (15)