Acompanhe

É aprovado mais espaço para quem sofre de Transtorno do Espectro Autista (TEA)

A Câmara Legislativa de Maceió aprovou o projeto da vereadora Teresa Nelma (PSDB-AL) que busca a inclusão de crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Pela proposta, será criado um programa que conscientiza e obriga a inclusão e reserva de vagas nas redes pública e privada de Educação na capital alagoana para quem tem o diagnóstico.

Para entrar em vigor, a lei depende agora da sanção do Executivo.

“Sabemos das dificuldades pelas quais passam diariamente as famílias de pessoas com a TEA. Desde a identificação, que é difícil de diagnosticar, até questões com comunicação social e comportamento são inúmeros os percalços para essas pessoas”, disse Tereza Nelma.

Em seguida, a vereadora acrescentou que: “São fatores que dificultam a inserção de crianças e jovens no ambiente escolar, já que apresentam hiperatividade, agressividade, impulsividade e irritabilidade em diversas intensidades, a depender da situação e do meio em que estão inseridos”.

Segundo a tucana, o objetivo da proposta é garantir a reservar de, no mínimo, duas vagas para essas crianças e jovens com o transtorno e buscar a conscientização social nos estabelecimentos de ensino da rede pública e privada de Educação.

Além dessa iniciativa, Tereza Nelma também teve outros dois projetos de lei, e um de resolução, aprovados. Eles criam a comenda Mestre da Capoeira Pedro Índio Axé, o Dia Municipal de Prevenção ao Suicídio – em 10 de setembro – e o Dia Municipal da Consciência Negra em Maceió.

O presidente da Casa, Kelmann Vieira (PSDB-AL), teve duas indicações aprovadas, em segunda discussão, para que o Poder Executivo instale iluminação de LED no Povoado da Boca do Rio e no Conjunto José Tenório, na Serraria. Indicação também de Kelmann Vieira solicita ao Executivo colocação de redutores de velocidade na Rua Firmino Vasconcelos, na Ponta da Terra.

Já o vereador Dudu Ronalsa (PSDB-AL), pede a troca, em requerimento, da luminária da Rua em frente ao Santuário de Nossa Senhora de Fátima, no Tabuleiro do Martins, além de pavimentação da mesma rua.

*Com informações da assessoria da vereadora Tereza Nelma (PSDB-AL) e do Portal da Câmara Legislativa de Maceió (AL).