Notícias

Lei proposta por Tereza Nelma garante atendimento preferencial a autistas

A Câmara Municipal de Maceió promulgou a Lei Municipal nº 6.725, em Diário Oficial, a proposta da vereadora da capital alagoana Tereza Nelma (PSDB-AL) que determina a inclusão do símbolo internacional do Transtorno do Espectro Autista (TEA) em placas de atendimento prioritário de supermercados, bancos, restaurantes, farmácias e demais estabelecimentos de estabelecimentos públicos e privados, como o que ocorre com idosos, gestantes, pessoas com deficiência e de mobilidade reduzida.

Tereza Nelma propôs a medida baseada em relatos da necessidade de associações de autistas e de parentes de pessoas que estão dentro do Transtorno do Espectro Autista.

A tucana ouviu relatos da necessidade de associações de autistas e de parentes de pessoas que estão dentro do espectro, no que diz respeito as dificuldades enfrentadas diante de uma fila, por exemplo.

Segundo os depoimentos, a demora e o movimento do local, em muitos casos, pode ser incômoda para um autista, desencadeando até mesmo uma crise de ansiedade.

De acordo com Tereza Nelma, essa falta de sensibilidade parte do pressuposto de que o autismo não aponta, em sua maioria, características físicas visíveis. “O autismo, por si só, já não é fácil de ser diagnosticado por médicos e muitas famílias demoram anos para ter uma identificação precisa”, disse ela.

Em seguida, a vereadora acrescentou que: “Imaginem só os caixas ou gerentes desses estabelecimentos. A falta de conhecimento da população sobre esse transtorno contribui para que acreditem que os pais ou acompanhantes querem apenas burlar a fila tradicional”.

O Transtorno do Espectro Autista é uma condição do desenvolvimento neurológico, caracterizado por uma alteração da comunicação social e pela presença de comportamentos repetitivos, caracterizados também pela hiperatividade, agressividade, impulsividade e irritabilidade, em diversas intensidades.

“Projetos semelhantes já estão sendo aprovados em outros Estados. O objetivo é que, com a lei, torne-se algo natural, assim como é normal ceder o lugar a uma gestante, mesmo que isso não estivesse explicito em nenhuma placa”, afirmou Tereza Nelma.

Maceió já tem o Dia Municipal da Síndrome do Espectro Autista, nº 6.374/15, também de autoria da vereadora do PSDB e a nova lei auxiliará na conscientização do que é e da necessidade que essas pessoas apresentam todos os dias.

*Com informações da assessoria de imprensa da vereadora Tereza Nelma (PSDB-AL).