Acompanhe

Tucanos e cidadãos apóiam impressão do voto

Integrantes da bancada do PSDB na Câmara reiteraram que a importância da adoção do voto impresso vinculado à urna eletrônica ao atual modelo. A medida permitida que o processo que seja auditado e eleva a confiança do eleitorado ao processo eleitoral. Para os tucanos, é o sentimento predominante da sociedade e expresso durante audiência pública promovida pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Na audiência do TSE, a maioria dos cidadãos e representantes da sociedade civil inscritos para falar se manifestou em favor da adoção do voto impresso nas próximas eleições de outubro.

Reações

A presidente do PSDB Mulher nacional, a deputada Yeda Crusius (PSDB-RS), defendeu a adoção do voto impresso para evitar suspeitas e restaurar a confiança do eleitor no sistema eleitoral. Segundo ela, o uso exclusivo das urnas eletrônicas colocou essa confiança em xeque.

“Se as urnas eletrônicas são inauditáveis e geram a desconfiança das pessoas, suspeitando que os votos possam ser desviados, que o voto das pessoas seja honrado”, ressaltou a tucana, cobrando do TSE uma postura de cumpridor da lei, pois o voto impresso está previsto na Lei 13.165/2015.

O deputado Izalci Lucas (PSDB-DF) acrescentou que a medida é fundamental para garantir a confiabilidade desejada pelo eleitorado. “Não é aceitável qualquer coisa que não seja passível de auditoria e hoje, da forma como é feita a votação, o sistema é inauditável”, afirmou.

Em seguida, Izalci Lucas disse que: “Temos que garantir ao cidadão que o voto dele vai para o candidato no qual ele votou”. A pedido dele,  a Comissão de Ciência e Tecnologia da Câmara promoveu audiência pública em que foi apresentado  um levantamento, indicando o desejo dos eleitores.

Legislação

A legislação estabelece que, no processo de votação eletrônica, a urna imprimirá o registro de cada voto, que será depositado em local lacrado, sem contato manual do eleitor. A lei também determina que a regra deva valer nas eleições gerais de 2018.

A comerciante Sandra Cristina Ferreira da Silva deixou seu pequeno negócio no Rio de Janeiro para participar da discussão em Brasília e, segundo ela, defender o sentimento do povo brasileiro. “Queremos 100% de voto impresso”, argumentou.

O presidente do TSE,  Luiz Fux, comandou os trabalhos e destacou que a audiência pública foi marcada em respeito à soberania popular. “Nós queremos saber o que pensa o cidadão para então observarmos aquilo que, com responsabilidade, planejamento e transparência, nós podemos fazer em prol do povo”, ponderou.

Aqueles que não puderam comparecer ainda poderão contribuir enviando suas opiniões ao TSE por meio eletrônico ou pessoalmente no protocolo do TSE no prazo de três dias. *Com informações do Portal do PSDB na Câmara.