Sem categoria

Em Caruaru, projeto leva cidadania e práticas esportivas para mulheres rurais   

No governo da prefeita de Caruaru, Raquel Lyra (PSDB-PE), é executado o Programa ‘Qualidade de Vida para as Mulheres do Campo’ na Zona Rural do município. A iniciativa implementada pela Secretaria de Políticas para Mulheres (SPM) foi recebida com muita alegria pelas mais de 30 moradoras que compareceram à aula inaugural.

No encontro, na Associação do Desenvolvimento Comunitário de Gonçalves Ferreira, ficou definido que haverá reuniões duas vezes por semana. O objetivo é proporcionar a prática esportiva como qualidade de vida para as mulheres das comunidades rurais e conta com o apoio dos alunos de Educação Física da Faculdade UNINASSAU.

Na comunidade de Taquara, as mulheres poderão se inscrever antes do início da ação, que vai das 9h às 10h, e aproveitar a aula de dança, alongamento e exercícios aeróbicos. As atividades serão realizadas na Casa de Parto Mãe Zezé, que fica no Sítio Barra de Taquara de Cima, número 40, todas as terças e quintas.

Qualidade de Vida

“Nossas mulheres precisam saber que têm o direito de cuidar de si, do próprio corpo e da saúde, e não só dos filhos e do marido. Além da prática esportiva, o programa vem trazer uma visão de inclusão social, de enfrentamento às violações diárias dos direitos humanos que elas passam diariamente. É algo que precisa ser estimulado através de ações como esta”, ressaltou a gerente de Políticas de Cidadania e Qualidade de Vida, da SPM, Juliana Gouveia.

A agricultora Evodia Vieira, de 56 anos, aprovou a iniciativa e afirmou que irá comparecer em todas as aulas. “Eu amei a aula de hoje. A gente tem que se amar e se valorizar. Ter essa oportunidade de cuidar do corpo é importante para a nossa saúde, por isso devemos aproveitar que agora tem uma equipe para atender a nossa comunidade”, comemorou.

*Com informações do Portal da Prefeitura de Caruaru (PE).