Acompanhe

Shéridan denuncia deputado estadual por ameaças

A presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher na Câmara, a deputada federal Shéridan Oliveira (PSDB-RR), acionou a Polícia Federal e enviou ofício à Presidência da Casa, solicitando providências, nesta quinta-feira (15), após receber mensagens em tom de ameaças. As mensagens foram encaminhadas, por telefone,  pelo presidente da Assembleia Legislativa de Roraima, o deputado estadual Jalser Renier (SDD-RR).

“Espero de verdade que essa atitude sirva de exemplo para todas as mulheres que passam pela mesma situação”, afirmou Shéridan. “Registrei a denúncia pela sensação de vulnerabilidade que senti. Estamos falando de um homem que preside o poder Legislativo e que tem muita influência no meu Estado.”

As ameaças vieram após a reunião, em Boa Vista (RR) sobre a situação dos imigrantes venezuelanos, com o presidente da República. Na ocasião, Shéridan pediu a palavra e fez críticas, sem citar nomes, a autoridades que evitam se comprometer com o tema. A tucana escreveu em uma rede social que, no encontro, ouviu várias “pérolas” e que o presidente da República tinha “até fã”.

Depois dos comentários, a deputada federal recebeu, por meio de um aplicativo,  mensagens por escrito de Jalser Renier. Os textos afirmavam: “Vou te ensinar a respeitar homem”, “Comprou briga com o cara errado”, “Espera que você vai ver”.

Reações

Assustada com a atitude inesperada do colega, Shéridan contou que Jalser Renier possui antecedentes processuais e que já foi preso por duas vezes. “Obviamente eu corro riscos porque ele é um político muito influente no meu estado  e estamos em meio a um processo eleitoral. Tudo pode acontecer, mas eu confio na Justiça”, ressaltou.

Shéridan afirmou que para combater a violência é preciso enfrentamento e uma postura incisiva. “Isso que aconteceu comigo é mais uma prova de que não existe lugar para agressões. O machismo pode ser claramente visto em uma das frases que ele me enviou ‘Vou te ensinar a respeitar homem’. Infelizmente é essa a cultura que a gente ainda vive no nosso país. Homens querendo ‘ensinar’ mulheres com força e violência’, lamentou.

A tucana lembrou que muitas mulheres sofrem violência todos os dias – física, psicológica, verbal e sexual. “Nós precisamos nos unir para enfrentar essa realidade. A violência nasce de todos os lugares e nós só conseguiremos mudar esse cenário com coragem para enfrentar”, defendeu.