Acompanhe

Mariana propõe isenção de imposto para paineis solares destinados a escolas

A deputada Mariana Carvalho (PSDB-RO) apresentou um projeto de lei no qual propõe a isenção do imposto sobre produtos industrializados (IPI) para a compra de painéis solares por escolas públicas e particulares. De acordo com a deputada, a instalação de painéis solares pode garantir que a escola tenha mais do que energia livre de emissões de gases.

“A instalação de paineis solares pode ser planejada em conjunto com culturas que precisam de sombra ou menos umidade, assim maximizando o benefício econômico e ambiental do solo”, destacou a deputada no texto.

O incentivo para que escolas instalem painéis solares trará uma solução para o alto custo da energia elétrica, ajudando a reduzir o valor das contas da iluminação e auxiliando na conscientização em prol do meio ambiente.

Segundo Mariana Carvalho, a geração de eletricidade a partir da energia solar fotovoltaica é positiva porque aproveita uma fonte renovável e não apresenta o mesmo impacto ambiental de outras formas de aproveitamento energético.

O projeto indica ainda os impactos ambientais decorrentes da construção e operação da usina solar fotovoltaica, como a alteração do sucesso reprodutor; perda de habitat de reprodução e alimentação e alteração dos padrões de movimentação; sobre o meio físico os impactos estão ligados à degradação da área afetada como o terraplenagem e retirada e soterramento da cobertura vegetal, além da possível alteração do nível do lençol freático.

*Com informações do Portal do PSDB na Câmara.