‘Não basta distribuir rosa’, diz Nancy Thame

As ações para a Semana da Mulher, de 5 e 10 de março, na Câmara de Vereadores de Piracicaba, foram apresentadas pela vereadora Nancy Thame (PSDB-SP) com integrantes de 15 instituições – Conselho da Mulher, Delegacia de Defesa da Mulher, Defensoria Pública, Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Centro de Referência de Atendimento da Mulher, Centro de Referência de Assistência Social, Serviço de Atendimento Medida Socioeducativa, Centro de Ressocialização Feminino de Piracicaba, Programa de Saúde da Família, Promotoras Legais Populares, Fundo Social de Solidariedade, Secretaria Municipal de Educação, Secretaria Municipal de Ação Cultural e Turismo e Guarda Civil Municipal. Elas representaram o Poder Público, a sociedade civil e entidades de classe.

Nancy fez um relato das atividades sobre as temáticas de gênero durante 2017, disse da importância de parcerias com as instituições e comentou sobre as conquistas de políticas públicas para mulheres.

A vereadora citou o Fórum Permanente de Empreendedorismo Feminino, vencedor do Prêmio Paulista de Boas Práticas Legislativas, sobre a verba para a construção da Casa Abrigo e a conquista da sociedade com a implantação da Patrulha Maria da Penha.

Foram discutidos temas como sororidade e empoderamento da mulher, rede de atendimento e proteção à mulher, coletivos ativistas rurais e urbanos, violência sobre a perspectiva de um olhar social, mulheres na política e oficinas de bonecas.

Eixos dos Trabalhos

O empoderamento feminino será um dos eixos trabalhados este ano na Semana da Mulher, na Câmara. A questão foi abordada pela vereadora que ocupou a tribuna da Câmara: “Não basta distribuir uma rosa, fazer uma música bacana. Queremos voz e voto nos espaços de poder e decisão. Somos 52% da população e nos contentamos com 50% dos espaços. Vamos chegar lá”.

Nancy Thame afirmou que a implantação do Fórum Permanente de Gestão e Planejamento Territorial Sustentável. O trabalho é desenvolvido em parceria com o vereador Paulo Serra (PPS).

Houve a primeira reunião, em dezembro, e o segundo encontro está agendado para 16 de fevereiro. Segundo ela, as palestras envolvem instituições e os poderes Legislativo e Executivo – algo que classificou como “somatória de conhecimento”.

*Com informações do Portal da Câmara de Piracicaba (SP).