Thelma de Oliveira fecha acordo com a China para financiar energia solar

A prefeita de Chapada dos Guimarães (MT), Thelma de Oliveira (PSDB-MT), fechou um protocolo de intenções assinado pelo governador do Estado e o representante do consórcio de empresas que irão implantar o projeto na região do Manso. O projeto envolve US$ 330 milhões para produção de energia solar, financiado pela China.

O governador de Tocantins, Pedro Taques (PSDB-TO), a prefeita Thelma de Oliveira e o representante do consórcio de empresas que irá implantar o projeto assinaram um protocolo de intenções. A previsão inicial é de gerar cerca de 300 empregos diretos e indiretos no período das obras, sendo 50% de mão de obra feminina.

“O empreendimento, além de gerar empregos e trazer progresso, atende nossa missão de priorizar o turismo e o desenvolvimento sustentável em Chapada dos Guimarães”, disse Thelma de Oliveira.

O projeto será financiado com capital 100% privado (não há captação de recursos públicos envolvidos), pela empresa chinesa CED Prometheus, que corresponde a Nasa chinesa. Eles produzem mísseis, jatos, componentes para estação espacial e placas fotovoltaicas para os satélites.

“Estamos ansiosos para que este projeto seja implantado logo para trazermos contribuições à indústria e comércio de Mato Grosso”, ressaltou a gerente geral da CED Prometheus, Flora Wel.

O recurso será aplicado no desenvolvimento, aquisição, engenharia e construção do centro de produção de energia fotovoltaica de 300MWp na região do Manso. A energia inicialmente atenderá as indústrias e comércio. A empresa não produz ou distribui energia, ela aluga os equipamentos para que cada empresa produza a própria energia.

O presidente da empresa FAAD, Fernando Augusto Filho, ressaltou que Mato Grosso foi considerado o melhor estado para implantação do projeto, sendo que o clima fresco, com alto índice de radiação solar de Chapada dos Guimarães é o ambiente ideal para instalação da usina.

Fernando Augusto Filho destacou que outro critério para escolher o município foi o interesse demonstrado pelos gestores e a iniciativa privada. Segundo ele, além de gerar empregos e aumentar a arrecadação do município, a empresa desenvolverá um projeto social de educação ambiental, que cuida do indivíduo dos 6 aos 26 anos.

Para o presidente da empresa FAAD, as vantagens de investir na produção de energia renovável. “A energia fica de 25 a 30% mais barato, o que torna o empreendimento mais competitivo, cria novos empregos, circula mercadoria no Estado para entregar na obra e também o imposto sobre serviço dessas obras vão pagar ISS, porque é a parte da obra. Então, vem para dentro do governo do estado e do município uma boa quantia.”

O projeto irá seguir os mesmos moldes do condomínio fotovoltaico que está sendo desenvolvido em Palmira, no Paraná, onde mais de 150.000 m² em painéis solares atenderão exclusivamente as indústrias paranaenses.

Para o secretário de Desenvolvimento Econômico, Carlos Avalone, o projeto é importante para atrair novos investidores ao Estado. “É fundamental ter um Estado que tenha autossuficiência energética para garantir as gerações futuras. Quando temos uma matriz de energia diversificada oferecemos mais garantia aos investidores”, disse.

Em seguida, Avalone acrescentou que: “A Fiemt vai fazer uma reunião apresentando aos empresários este projeto. Então, tudo isto barateia o custo para Mato Grosso, gera mais empregos e atrai investidores dando condições para que eles se instalem no Estado”.

O presidente do Sistema Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso, Jandir Milan, está confiante nos efeitos positivos do acordo.  “Precisamos cada vez mais reduzir o custo de produção e a energia é um item que aumenta o nosso custo. Com este projeto, temos a certeza que vamos ser beneficiados e as indústrias poderão fazer o aluguel dessas unidades solares”, disse.

*Com informações da assessoria de imprensa da Prefeitura de Chapada dos Guimarães (MT).