Opinião

“Rosas brancas contra a violência hoje e sempre”, por Adriana Vilela Toledo

Mais uma vez, as atrizes, atores e artistas em geral de Hollywood surpreendem positivamente em um movimento maravilhoso, que ganha cada vez mais espaço numa ação bonita, delicada e absolutamente eficaz no combate à violência, às agressões, aos abusos e aos assédios contra as mulheres.

No último domingo (28), o Grammy, conhecido como o “Oscar da música”, deu continuidade ao que ocorreu em outra premiação em 2018: o Globo de Ouro, no começo deste mês, quando os famosos se vestiram de preto para protestar contra a violência cometida por homens em relação às mulheres.

Desta vez, atrizes, atores, produtores musicais e diretores cruzaram o tapete vermelho com uma rosa branca em apoio às estrelas do “Time’s Up”, organização de Hollywood que promove não só o apoio às sobreviventes de violência sexual, como também a educação de mulheres a respeito de seus direitos diante de desigualdades de gênero.

O grande diferencial do Globo de Ouro é que os homens estavam, em sua maioria, com a rosa branca. Assistir a uma apresentação do Elton John cantando e tocando com uma rosa branca sobre o piano foi muito emocionante!

Em vez do preto, os artistas usaram a  rosa branca. O ato faz referência às flores usadas pelas mulheres do movimento sufragista em seus protestos. Na época, apenas homens “tinha o direito” de votar. Para lembrar esta outra luta, muitas mulheres, no Grammy, algumas mulheres se vestiram de terno, numa alusão aos homens, e agora as flores foram transformadas em símbolos de um grande protesto contra o assédio sexual.

Isso é maravilhoso! Não podemos nos calar e temos de ajudar aquelas que, por um ou outro motivo, não têm força para denunciar nem reagir. Vamos trazer para mais perto da gente essa discussão.

A forma encontrada pelos artistas é reflexo do que a arte representa: com cores, símbolos, beleza e criatividade. Por que não levantar esta mesma bandeira nos nossos movimentos diários? A cada encontro, reunião e conversa: rosa branca contra a violência e os abusos.

A rosa branca simboliza a paz, a pureza e a inocência. Infelizmente sentimentos cada vez mais esquecidos e deixados de lado nas sociedades. O amor e a paixão, sonhados pelos românticos, eram guiados pelo aroma das rosas brancas, sempre suave nem por isso menos marcante.

Vamos adiante! É preciso levar rosas brancas a todos os lugares e falar, falar, mesmo que canse sobre a violência e os abusos cometidos contra as mulheres independentemente da nacionalidade, idade e faixa social. Somos mulheres, queremos e devemos ser respeitadas.

*Adriana Vilela Toledo é presidente do PSDB-Mulher de Alagoas, graduada em Pedagogia e especialista em Administração Pública e Pedagogia Empresarial.