Notícias

Bruna Furlan ajuda a negociar cooperação com a Guiana na área de saúde

A presidente da Comissão de Relações Exteriores da Câmara, a deputada federal Bruna Furlan (PSDB-SP), foi a Georgetown (Guiana) para participar da assinatura de cooperação técnica com o presidente David Granger. O acordo foi feito na presença do ministro da Saúde, Ricardo Barros, e da correspondente dele na Guiana, Volda Lawrence.

“Na qualidade de presidente da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional da Câmara dos Deputados, senti-me profundamente honrada com o convite que me foi feito pelo ministro Ricardo Barros”, afirmou Bruna Furlan.

Em seguida, a tucana acrescentou que: “Senti-me também gratificada em haver participado dessa iniciativa histórica, uma viagem pautada pelo que de melhor o Brasil tem a oferecer ao mundo: a generosidade de seu povo; a solidariedade com o próximo; e a competência técnica de quem tem o costume de vencer qualquer adversidade”.

Temas

Em discussão, assinaturas da Carta de Intenção para o estabelecimento de parceria na área da saúde e protocolos que permitam a transferência de pacientes do Hospital de Lethem (Guiana) para hospitais em Boa Vista (Roraima).

Também foi conversado sobre a cooperação para o controle de vetores transmissores de doenças tropicais; fortalecimento de ações conjuntas para lidar com os problemas de saúde relacionados à imigração venezuelana; implementação de ações conjuntas de imunização nas cidades vizinhas de Lethem (Guiana) e Bonfim (Roraima).

As autoridades da Guiana propuseram as seguintes iniciativas: (a) cooperação na área de medicina, para produção de antídotos; (b) intercâmbio e treinamento de pessoal na área de doenças tropicais; (c) importação de remédios fabricados no Brasil; (d) permissão para cidadãos guianenses residentes na fronteira se tratarem no município de Uiramutã (Roraima); (e) cooperação técnica para a construção de hospital distrital na região de Paramaktoi (Guiana); (f) fornecimento de soro antiofídico produzido pelo Brasil.

Resultados

Para Bruna Furlan, a reunião de trabalho surtirão efeitos positivos para a população da Guiana e também da região amazônica. “As ações bilaterais de cooperação na área da saúde deverão começar ainda neste semestre, com iniciativas de combate ao sarampo e à filariose linfática [elefantíase]”, disse.

Em seguida, ela elogiou o empenho do governo brasileiro. “Parabenizo o ministro Ricardo Barros e toda a equipe da área de cooperação internacional do Ministério da Saúde do Brasil pela excelência do trabalho desenvolvido”, afirmou.

“Em nossas passagens por Paracaima e Boa Vista (Roraima), Venezuela, Cuba, Porto Príncipe e Jérémie (Haiti), Havana (Cuba), Santo Domingo (República Dominicana) e Georgetown (Guyana) tive a oportunidade de testemunhar o empenho da cooperação brasileira em apoiar essas nações amigas e em promover o bem-estar de suas populações na área da saúde”, acrescentou Bruna Furlan.