Notícias

Para economizar energia, Thelma de Oliveira procura projeto-piloto

Determinada a economizar os gastos públicos com energia, a prefeita de Chapada dos Guimarães (MT), Thelma de Oliveira (PSDB-MT), quer modernizar o sistema de iluminação da cidade e para tanto trabalha para atrair empresas do ramo de energia. Ela se reuniu com os diretores da empresa espanhola de serviços energéticos Esebra Ltda, apresentados pela Associação Mato-grossense dos Municípios.

No começo desta semana, Thelma de Oliveira fez uma reunião com o vice-prefeito Osmar Froner, o gerente da Esebra (Espanha) em Mato Grosso, Carlos Valiente, os representantes da Cegasa (Espanha), Eduardo Escudero e Miguel Maestre Polo, o presidente da Yes (China), Charles Kuo e seu filho Fernando; além de Edmilson Magalhães, de Cuiabá.

As empresas formam um grupo espanhol presente em mais de 15 municípios na Espanha. Há sete anos estão atuando em São Paulo na área de LED.

Proposta

A empresa ofereceu para a prefeitura um projeto de iluminação para cidade em LED. Segundo o representante da Esebra, Carlos Valiente, escolheram Chapada para executar um projeto-piloto no estado, pelo fato da cidade ser um importante pólo turístico, conhecido no país, por onde passa grande parte do trânsito da região leste do Estado.

“Fomos muito bem recebidos na prefeitura de Chapada por uma equipe séria e dedicada”, disse Carlos Valiente.

Durante a reunião com a prefeita, os empresários apresentaram detalhes do projeto e informações técnicas sobre iluminação em LED. A qualidade do produto foi apontada como o diferencial do projeto a ser apresentado.

Eduardo Escudero destacou os anos de atuação da empresa no mercado, presente desde a época dos filamentos: “Sempre primando pela qualidade. É mais fácil trabalhar com qualidade”.

Etapas

A primeira etapa do trabalho é o levantamento, depois o mapeamento e, em seguida o  estudo de viabilidade. O processo todo leva em torno de 45 dias, segundo Carlos Valiente.

A proposta dos espanhóis prevê uma série de diferenciais como o sistema de monitoramento poste a poste, através de um aplicativo onde o cidadão pode acionar o sistema para ajudar na manutenção, avisando quando uma luminária estiver com problemas.

A prefeitura vai abrir licitação pública de concessão, após deliberação da Câmara Municipal. A empresa vencedora terá o compromisso de capacitar e contratar mão de obra local para execução dos serviços.

*Com informações da Prefeitura de Chapada dos Guimarães (MT).