Opinião

“Parabéns às artistas hollywoodianas pela sinergia conosco”, por Adriana Vilela Toledo

De repente o tapete vermelho do Globo de Ouro, um dos mais esperados das premiações em Hollywood, virou palco de protesto de atrizes conceituadas e admiradas. A noite do último domingo (7) foi surpreendente: várias atrizes usaram os modelos mais variados em negro para a campanha do Time’s Up – entidade recém-criada por mulheres que trabalham na indústria cinematográfica para lutar contra o assédio e a desigualdade de gênero no ambiente de trabalho.

Atitude fantástica! Só para lembrar cerca de 99,6% das mulheres no mundo já foram assediadas na rua, sendo que 80% escolhem rotas e roupas diferentes para fugir do constrangimento. Assédio inclui assobios, comentários de viés sexual, olhares e até mesmo contato indesejado. Os dados são da Organização Não Governamental Think Olga.

O movimento das artistas, no tapete vermelho para o Globo de Ouro, é um marco. Com o endosso de mulheres, como a roteirista Shonda Rhimes e as atrizes Meryl Streep e Reese Witherspoon, o Time’s Up lançou sua primeira ação com um pedido: que as convidadas para o prêmio usassem preto.

É muito importante esse tipo de afirmação pública com figuras de enorme notoriedade contra o assédio a mulheres. Ações assim mostram que a cada dia as mulheres estão mais unidas em torno de pautas comuns que atinge mulheres nos quatro quantos do mundo – mulheres de todas as camadas sociais, de todas as cores e idades.

O combate ao assédio é uma pauta que nos une. Parabéns às artistas hollywoodianas pela sinergia com todas nós!

O manifesto Time’s Up tem o apoio de mais de 300 atrizes, diretoras e escritoras. Já reuniu mais de  US$ 15 milhões para um fundo que ajuda financeiramente mulheres de baixo poder aquisitivo a se defenderem na Justiça em processos relacionados ao assédio em todo tipo de profissão, não apenas no cinema.

Durante a passagem pelo tapete vermelho, a grande Meryl Streep resumiu o que todas pensamos: “O abuso do poder está em todo lugar: no cinema, no exército, todo os meios de trabalho”. Temos de reagir sempre e todo o tempo.

*Adriana Vilela Toledo é presidente do PSDB-Mulher de Alagoas, graduada em Pedagogia e especialista em Administração Pública e Pedagogia Empresarial. A foto está em preto e branco em protesto e apoio à ação das atrizes de Hollywood.