Caruaru faz planos de modernização para 2018

A prefeita de Caruaru (PE), Raquel Lyra (PSDB-PE), informou por meio da Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão (SEPLAG) que há uma série de projetos em construção para implementar já em 2018, como a captação de novos recursos para o município e treinamentos e qualificação de gestores para modernização da administração pública.

O Plano Diretor é um instrumento ordenador e indutor para o desenvolvimento urbano e para novos investimentos públicos e privados, em áreas como infraestrutura e melhorias para o bom desempenho do espaço urbano no município.

O secretário de Planejamento, Orçamento e Gestão de Caruaru, Rubén Pecchio, disse que o objetivo é trabalhar de forma coletiva. “É reunir a população e vários segmentos da sociedade, para termos uma construção coletiva ampla, considerando as várias visões e proposições diversas necessárias para uma cidade mais justa socialmente, mais equilibrada ambientalmente e viável economicamente”, pontuou.

O Plano Plurianual Juntos por Caruaru inovou ao discutir 100% do orçamento e compartilhar/construir, com a população, a nova agenda de desenvolvimento para os próximos anos (2018-2021), considerando todos os interesses da sociedade caruaruense e transformados em programas projetos importantes para o município.

Houve escutas presenciais em 10 plenárias, que contemplaram moradores na zona urbana e dos quatro distritos da zona rural, e mais de 600 proposições das lideranças da sociedade e mais de 1.100 representantes de mais de 150 comunidades participando dos eventos.

Balanço

Esse movimento de discussão pública do PPA foi estruturador do planejamento orçamentário municipal, no qual também constam a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e a Lei Orçamentária Anual (LOA 2018). O Plano Plurianual foi encaminhado à Câmara de Vereadores e aprovado, conforme determina a legislação.

No último ano, a população de Caruaru recebeu o aplicativo “Mobiliza Caruaru”, disponível inicialmente para celulares Android, além do próprio site. O app conta com os programas “Caruaru Cidade Lima” e “Ilumina Caruaru”.

Por intermédio do aplicativo game, a sociedade participou definindo as prioridades dentro de casa e pelos eixos de gestão, ganhando pontos e evoluindo de “assistente virtual” da prefeitura até “secretário virtual”, tornando, assim, mais uma ferramenta para a população interagir, acompanhando a resolução de sua denúncia, além de consolidar os processos participativos e colaborativos entre o governo municipal e a sociedade civil e suas diversas organizações.

Mesmo em um ano de crise econômica, a Prefeitura de Caruaru foi responsável por uma ampliação, em 2017, de R$ 7,2 milhões (aprovados e prontos para contratar) e de R$ 8,9 milhões (em processo de aprovação) na captação de recursos para execução de programas e projetos defendidos e desejados pela sociedade caruaruense.

Com o intuito de melhorar a qualidade da gestão e favorecer um melhor uso do recursos públicos, a Prefeitura de Caruru coordenou o primeiro curso de formação de gestores em controle, orçamento e gestão pública para representantes de todas as secretarias e entidades do poder público municipal.
*Com informações da Prefeitura de Caruaru (PE).