Acompanhe

Retrospectiva PSDB-Mulher 2017

Janeiro

O ano começou com a posse dos novos prefeitos: 804 eleitos pelo PSDB, entre os quais 80 mulheres. Segundo TSE, cerca de 25.540.855 pessoas são governadas por prefeitas tucanas atualmente.

Também elegemos 706 vereadoras em todo o território nacional. Em São Paulo, Nancy Thame foi eleita com 1.781 votos válidos. Neuza de Oliveira foi eleita vereadora, em Vitória (ES), com 3.652 votos. No estado de Goiás, a Drª Cristina conquistou 9.114 e foi vereadora mais votada do PSDB em Goiânia.

A ex-primeira-dama de Mato Grosso e ex-deputada federal Thelma de Oliveira foi eleita prefeita de Chapada dos Guimarães com 44,64% dos votos válidos (5.110).

Entre os prefeitos, Raquel Lyra foi a única mulher a disputar o segundo turno das eleições e acabou vitoriosa. Caruaru a elegeu com 53,15% dos votos válidos, o equivalente a 93.803 votos.

Este mês, a bancada feminina no Congresso contou com o reforço da deputada Yeda Crusius, que assumiu a vaga de Nelson Marchezan Júnior, eleito prefeito de Porto Alegre.

 

Fevereiro

O PSDB-Mulher definiu as estratégias para a capacitação das tucanas eleitas em 2016: 80 prefeitas e 706 vereadoras. Na Câmara dos Deputados, a tucana Shéridan (RR) tomou posse na nova diretoria da Frente Parlamentar Mista da Agricultura e deputada Mariana Carvalho (RO) foi eleita para 2ª Secretaria da Mesa.

 

Março

Dentro da estratégia traçada pelo PSDB-Mulher de ampliar a participação feminina na política, as presidentes estaduais do segmento se reuniram para estabelecer metas e debater os desafios regionais. Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, as 80 prefeitas tucanas manifestaram apoio às políticas públicas voltadas para as mulheres, que ainda sofrem com preconceito e menos oportunidades tanto na política quanto no mercado de trabalho.

 

Abril

Num sinal de que o partido está indo no caminho certo, gestões do PSDB que valorizam a mulher são premiadas pela Assembleia de Pernambuco. Neste mês, o PSDB-Mulher iniciou o processo de atualização do regimento interno e ainda debateu a ampliação da autonomia do segmento nos estados.

 

Maio

Cumprindo sua meta de capacitar tucanas com mandato, o PSDB-Mulher ofereceu o curso “Novas formas de Governar” para mais de 60 prefeitas eleitas. O mês ainda foi marcado pela aprovação do novo regimento interno do segmento.

 

Junho

Em meio as comemorações pelos 29 anos do partido, o PSDB-Mulher pediu o apoio ao então presidente interino da legenda, senador Tasso Jereissati (CE), para políticas que ampliem a representatividade feminina na política. O segmento ainda promoveu debates sobre comunicação na política municipal.

 

Julho

O PSDB-Mulher reuniu vereadoras para discutir ética e responsabilidade no mandato, enquanto a deputada Mara Gabrilli (SP) foi designada para representar o Brasil nas discussões da ONU sobre deficiências.

 

Agosto

A deputada Shéridan (RR) ganhou destaque nacional como a primeira mulher a relatar a reforma política na Câmara dos Deputados. Paralelamente a isso, o PSDB-Mulher intensificou suas ações para garantir o aumento da participação feminina nas eleições de 2018, promoveu encontro com as vereadoras do Norte e Nordeste que teve a participação de 250 tucanas. Na ocasião, foi lançado oficialmente o novo estatuto do segmento. Nos 11 anos da Lei Maria da Penha, a deputada Yeda Crusius (RS) reiterou a necessidade do aprimoramento na legislação contra o feminicídio.

 

Setembro

O PSDB-Mulher começou a se organizar para a realização das eleições internas do segmento nos estados e se mobilizou contra a tentativa de se proibir o aborto nos casos já previstos em lei. A deputada Yeda Crúcius (RS) sugeriu a criação da Frente pela Prevenção da Violência.

 

Outubro

As tucanas mostraram engajamento total no Outubro Rosa, destacando a importância da prevenção no câncer de mama, e também aplaudiram a instalação da Frente de Prevenção à Violência na Câmara dos Deputados.

 

Novembro

O PSDB-Mulher definiu comandos em 14 secretariados estaduais e entrou no debate interno do PSDB sobre a reforma da Previdência.

 

Dezembro

A deputada Yeda Crusius assumiu a presidência do PSDB-Mulher e definiu a diretriz do segmento para os próximos dois anos: “Nossa meta é ampliar espaços”. Ao passar o comando do secretariado para Yeda, Solange Jurema fez um balanço de seus quatro anos e meio de gestão. Pela primeira vez na história do partido, o PSDB garantiu 30% das vagas da Executiva Nacional para as tucanas. A deputada federal Shéridan (RR) assumiu uma das vice-presidências da legenda e a deputada estadual Teresinha Nunes (PE) a segunda-secretaria. O PSDB-Mulher terminou o ano comemorando o Prêmio Paulista de Boas Práticas Legislativas, concedido à primeira-vice-presidente do segmento e vereadora de Piracicaba Nancy Thame (PSDB-SP) por sua iniciativa ao criar o Fórum de Empreendedorismo Feminino.