Mariana celebra participação de jovens em programas promovidos pela 2ª Secretaria da Câmara

A presença de 1.200 estudantes circulando na Câmara dos Deputados ao longo de 2017 foi celebrada pela deputada Mariana Carvalho (RO). Ela comanda a 2ª Secretaria da Câmara, responsável pela organização dos estágios Visita e Participação. Em Plenário, ela fez um balanço dos trabalhos, destacando a ampla participação nas duas modalidades de estágio, que abrem as portas para que jovens de todos os estados brasileiros conheçam o processo legislativo.

Uma das maiores incentivadoras pela participação dos jovens na política, Mariana considera que essas duas iniciativas são vitrines para que os jovens conheçam o dia-a-dia dos parlamentares. “Espero que eles saiam daqui com a sementinha plantada para que possam atuar na vida pública, seja na liderança estudantil, disputando uma vaga como vereador em suas cidades, e até sonhando em ocupar a presidência da República”, repetiu ela durante o I Fórum Brasileiro de Renovação Política, realizado pela Câmara em parceria com o Instituto Brasileiro de Renovação Política.

Em seu discurso, a parlamentar tucana lembrou ainda os prêmios de reconhecimento àqueles que se dedicam ao trabalho em benefício do próximo: Brasil Mais Inclusão; Prêmio Dr. Pinotti e Medalha Mérito Legislativo – todos também organizados pela 2ª Secretaria. Para 2018, ela anunciou a concessão dos prêmios Zilda Arns e Primeira Infância. A ideia é valorizar e reconhecer instituições, órgãos, ONGs, empresas e pessoas que tenham participação e valorizem a primeira infância.

Mariana ressaltou, ainda, a devolução aos cofres públicos cerca de R$ 500 milhões, dinheiro economizado durante o ano.

Confira outras iniciativas ocorridas neste ano coordenadas pela 2ª Secretaria:

Brasil Mais Inclusão – em 2017, além da tradicional homenagem a cinco entidades de diferentes regiões e cinco personalidades, este ano o Conselho Deliberativo decidiu conceder um prêmio Hors Concours à Darci Barbosa, esposa do deputado Eduardo Barbosa (MG), que teve sua vida interrompida prematuramente no último dia 30 de julho em um acidente automobilístico. Ela completaria 60 anos dia 3 de agosto. Ao longo de sua vida, Darci Barbosa militou em defesa das pessoas com deficiência. Era superintendente da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE –BH) em Belo Horizonte. Sua obra em vida contribuiu para a melhoria da qualidade de vida de muitos brasileiros em situação de dificuldade. Para 2018, a categoria que inclui personalidades será chamada de categoria “Mérito Darci Barbosa”.

Prêmio Dr. Pinotti – essa premiação traz de volta a inspiração e dedicação do médico que para salvar a vida de milhares de mulheres vítimas do câncer de mama. As cinco entidades premiadas nesta edição de 2017 são representantes fiéis do esforço da sociedade de aprimorar cada vez mais o tratamento e humanização do atendimento às mulheres. São elas: Hospital da Mulher (MA), Maternidade Santa Luíza de Marillac (CE), Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará (PA), Banco de Leite Humano Santa Ágata (RO) e Hospital e Maternidade Nossa Senhora da Luz (PR).

Medalha Mérito Legislativo – a solenidade homenageou 41 personalidades entre artistas, políticos e autoridades. Criada em 1983, a Medalha Mérito Legislativo destina-se a distinguir e condecorar autoridades, personalidades, instituições ou entidades, campanhas, programas ou movimentos de cunho social, civil ou militar, nacionais ou estrangeiros, que tenham prestado serviços relevantes ao Poder Legislativo ou ao Brasil. Mariana Carvalho indicou a presidente do Supremo Tribunal Federal, Carmem Lúcia, e o comandante da Academia Militar das Agulhas Negras, general Costa Neves. O líder do PSDB na Câmara, Ricardo Tripoli (SP), indicou a presidente do Fórum Nacional de Proteção e Defesa Animal, Sônia Peralli Fonseca.

*Do PSDB na Câmara