Opinião

“Nossa gratidão pelo aprendizado, Solange”, por Adriana Vilela Toledo

Por quatro anos e meio, no PSDB-Mulher nacional, fomos guiadas por princípios reais que sustentam a democracia: participação de todos, respeito aos direitos humanos e à igualdade, tolerância, além de transparência, liberdade e eleições diretas. Princípios que se tornaram lemas para nós todas na vida política e no cotidiano.

Só temos a agradecer a Solange Jurema, que com sabedoria, equilíbrio e um bom senso raro conseguir unir as mulheres tucanas de Norte a Sul do país, sem fazer distinção. O que fica desse aprendizado? Absolutamente tudo, mas, sobretudo, muita gratidão.

Avançamos na gestão e observamos que o caminho é o da diplomacia, conduzida com maestria por Solange Jurema, que demonstrou com ações práticas o que é uma liderança moderna e participativa.

Solange Jurema conseguia sempre com sensibilidade para escutar a todas atuar de tal forma que cada uma se sentiu partícipe desse imenso processo de construção contínua que é o PSDB-Mulher. Assim, nos sentíamos capazes de influenciar e tomar decisões.

Nos últimos quatro anos e meio, o PSDB-Mulher investiu na capacitação das nossas bases nos estados e melhorou o desempenho das candidatas tucanas nas eleições de 2016, garantindo uma vaga permanente na Executiva Nacional do PSDB – ocupado pela deputada Mariana Carvalho (RO), que também foi eleita para a Mesa Diretora da Câmara dos Deputados.

Houve 96 encontros entre cursos, reuniões e capacitações, 17 Reuniões da Coordenação Executiva Nacional do PSDB-Mulher, 14 Reuniões Externas – Eventos, 4 Reuniões de Comissões Temáticas, 8 Seminários e cursos, 28 Campanhas e Mobilizações e 25 encontros dos diretórios estaduais.

Acreditamos que é possível avançar ainda mais e ampliar os espaços na política! Mas sem jamais deixar de lado os princípios tão bem propagados – e ensinados – por Solange Jurema do que é democracia na prática. Vamos em frente! Temos muito trabalho.

As eleições de 2018 não esperam e como ensinou Solange: unidas somos fortes e mais capazes! Avante! Daqui, muita gratidão à Solange Jurema e sua forma sensível e diplomática de mostrar que a batalha não exige violência, mas, sim diálogo e candura.

*Adriana Vilela Toledo é presidente do PSDB-Mulher de Alagoas, graduada em Pedagogia e especialista em Administração Pública e Pedagogia Empresarial.