Notícias

Mulher no comando é estereotipada como mandona e exigente

O estereótipo de mulher em cargos de comando é o pior possível e associado a características negativas: autoritária e exigente em demasia. A conclusão é de uma pesquisa conduzida por Sheryl Sandberg,  executiva do Facebook. O resultado do levantamento foi divulgado pela Rádio CBN.

Pela pesquisa, há um estereótipo de que líder mulher é mais mandona e que há uma impressão permanente ela precisa provar para as pessoas que é a chefe. Na política, só 13% dos cargos são ocupados por pessoas do gênero feminino. Dos 190 países, apenas 9 têm mulheres em cargos elevados na política.

O levantamento foi realizado com dois grupos: um formado apenas por homens, outro somente com mulheres. A pesquisa apontava um perfil fictício de um líder, inicialmente, homem e, depois mulher.

As respostas variam apenas para a seguinte situação: o homem líder obteve 100% de aprovação. Já a mulher líder foi rejeitada e apontada como mandona, exagerada nas reações, competente e exigente demais. Também houve uma expectativa maior para que a mulher líder seja mais afetiva e cuidadosa.

*Com informações da Rádio CBN.