Notícias

Nilson Leitão (MT) será o Líder do PSDB na Câmara em 2018

O deputado federal Nilson Leitão (PSDB-MT) foi escolhido por aclamação para ser o líder do PSDB em 2018, quando coordenará a quarta maior bancada da Câmara dos Deputados. Assumirá em 1º de fevereiro, no início do próximo ano legislativo. Leitão substitui o deputado federal Ricardo Tripoli (PSDB-SP) (foto).

Leitão está no segundo mandato como deputado federal e atualmente preside a Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA). Foi vereador, deputado estadual e prefeito de Sinop (MT) entre 2001 e 2008.

O novo líder consolidou a vida pública em defesa do desenvolvimento sustentável da agropecuária e na redução de conflitos no campo. Eleito deputado federal em 2011, se envolveu em debates, como o “ecologicamente correto e economicamente viável”, tendo ainda participação destacada no processo de impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff, no ano passado.

Integrante de 12 comissões na Câmara dos Deputados, entre os projetos que apresentou destacam-se o que cria o Agente Comunitário da Terra, para levar assistência técnica rural aos pequenos produtores e assentados, e o que atualiza a Legislação Trabalhista Rural.

Com posições combativas, Leitão é citado como referência em rankings de políticos, como o do Progresso (Revista Veja), Cabeças do Congresso (Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar – DIAP) e no dos Parlamentares mais Influentes nas Redes Sociais (levantamento realizado pela Medialogue).

* Com informações da Liderança do PSDB na Câmara.