Sem categoria

Blairo lança em Chapada o Dia de Combate ao Aedes aegypti

A Chapada dos Guimarães (MT), governada pela prefeita Thelma de Oliveira (PSDB-MT), foi escolhida para o lançamento do Dia Nacional de Combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e a zika. O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Blairo Maggi, lançou a campanha e defendeu a mobilização.

A mobilização é em todo o país, com o poder público convocando a população para se unir em ações contra o mosquito Aedes aegypti. O objetivo é sensibilizar as pessoas sobre a importância do engajamento de todos nesta luta.

A programação teve início na Praça Dom Wunibaldo, onde o ministro Blairo Maggi, a prefeita Thelma de Oliveira e demais autoridades se reuniram. Da Praça seguiram para a Casa do Artesão para um café da manhã tradicional da cidade.

A comitiva do ministro visitou a Escola Municipal Professora Abinel de Freitas, no bairro Cohab, onde realizaram uma solenidade. No local, estava preparada uma exposição com mini laboratório microscópico aos alunos por parte dos agentes de endemias.

Os alunos tiveram a oportunidade de acompanhar os estágios da larva ao mosquito transmissor da dengue, onde houve também uma panfletagem sobre o mosquito.

Combate

O Dia Nacional de Combate ao Mosquito busca ampliar a conscientização da população sobre cuidados simples e de rotina que podem impedir a reprodução do mosquito Aedes aegypti. O principal instrumento para combater o mosquito está nas mãos da população e exige o esforço simples de todos os brasileiros.

É fundamental ter cuidado permanente e contínuo nas residências, locais de trabalho, escolas, nos logradouros públicos, enfim, em todos os lugares, para que esses ambientes não se transformem em espaço para o crescimento do mosquito.

Por enquanto não se tem disponível no mundo uma vacina para o vírus zika, a destruição dos criadouros é umas das principais formas de prevenção da doença, protegendo gestantes e crianças. A adoção de uma rotina com medidas simples para eliminar recipientes que possam acumular água parada pode salvar vidas.

*Com informações da Prefeitura de Chapada dos Guimarães (MT).