Yeda Crusius, uma vida dedicada às causas sociais e políticas

Com uma trajetória política marcada pelas causas sociais, a nova presidente do PSDB-Mulher, a deputada federal Yeda Crusius (PSDB-RS), está no quarto mandato como parlamentar pelo Rio Grande do Sul. É fundadora e primeira presidente do Secretariado Nacional da Mulher (PSDB Mulher).

Como presidente da Fundação Instituto Teotônio Vilela nacional, responsável pela formação política e formulação programática do PSDB, dinamizou as publicações, cursos e seminários temáticos.

Economista e professora universitária, Yeda Crusius comandou o Ministério do Planejamento no governo Itamar Franco (1993) e anos depois (2007-2010) foi eleita a primeira governadora do Rio Grande do Sul, (2007-2010). Pela sua experiência com contas públicas, ela liderou o projeto de desenvolvimento que conquistou o Déficit Zero (2008) com melhoria em todos os indicadores sociais e projetos de investimentos inovadores.

Na sua gestão no Rio Grande do Sul, Yeda Crusius promoveu a operação modelo com o Banco Mundial, ao reestruturar sua dívida no valor de US$ 1 bilhão e teve o maior resultado bancário pela operação do IPO do Banrisul.

Parlamento

Yeda Crusius foi eleita para o seleto grupo das “100 cabeças” do Congresso Nacional – parlamentares mais influentes, de acordo com pesquisas feitas por órgãos como o Diap e a Arko Advice.
É titular da Comissão de Tributação e Finanças e suplente da Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços. Integrante de comissões permanentes na área de Tributação, do Orçamento e de Economia, Relações Exteriores.

Como presidente da Comissão de Finanças e Tributação da Câmara Federal, em 1999, participou também de diversas comissões ligadas a temas de interesse do estado como a Comissão de Economia, a Comissão Especial de Reforma Previdenciária, a Comissão Especial de Reforma Tributária e a Comissão Parlamentar Conjunta do Mercosul. Terceira vice-presidente da CPI dos Planos de Saúde e membro de diversas CPIs.

Também ocupou a Presidência da Comissão Mista (Câmara-Senado) que trata do saneamento dos Bancos Oficiais Federais, responsável pela renegociação global da dívida agrícola aprovada no ano de 2002.

Vida e Família

Mãe de César e Tarsila e avós de João Guilherme, Vinícius, Helena e Victória, Yeda Crusius ainda encontra tempo para ser comunicadora e articulista. É autora de um livro que conta por meio de artigos veiculados em jornais e revistas de circulação nacional e estadual sua trajetória política, além de outras publicas que é autora e coautora.

Em sua obra mais recente “Coragem e Determinação: um Infinito Ainda Por Fazer”, publicada pela Editora Age, Yeda Crusius fala de sua vida e de muitas ações de seu governo.

Graduada pela Universidade de São Paulo (USP), pós-graduada pelo Instituto de Estudos e Pesquisas Econômicas da USP e pela Universidade do Colorado (EUA), tem mestrado pela Universidade de Vanderbilt (EUA).

Professora e pesquisadora, na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), professora titular do Departamento de Ciências Econômicas, coordenadora de pesquisas do Centro de Estudos e Pesquisas Econômicas (IEPE), coordenadora do curso de pós-graduação em Economia, vice-diretora e diretora da Faculdade de Ciências Econômicas e Administrativas.