“Ampliar espaços, mantendo conquistas”, por Yeda Crusius

Com prazer escrevo este artigo como presidente de honra do PSDB Mulher Nacional, que ajudei a criar em 1998 e vejo hoje como o mais estruturado, entre todos os segmentos políticos femininos brasileiros. Nosso objetivo, naquela época, foi conquistar espaços dentro de um ambiente até então essencialmente masculino, trazendo para o partido uma nova maneira de fazer política interna.

Caminhamos. Nas eleições de 2016, o PSDB Mulher elegeu 714 vereadoras e 80 prefeitas, resultado do trabalho sério que a presidente Solange Jurema promoveu, na descoberta de novas lideranças e na capacitação de candidatas que, uma vez eleitas, divulgassem nossas bandeiras e administrassem de acordo com os ideais do segmento e do partido.

Conheço Solange Jurema há muitos anos. Fomos ambas ministras de Estado: ela, a primeira ministra da Secretaria de Políticas para as Mulheres, durante o último governo Fernando Henrique; eu, ministra do Planejamento do governo Itamar Franco, em 1993. Nossa experiência em comum nesta alta esfera do Executivo nos irmana – mulheres com responsabilidade política se entendem bem – e é uma celebração receber de suas mãos, por eleição direta do segmento, o bastão para conduzir de novo o PSDB Mulher Nacional.

Como em 1998, na sua fundação, é sempre tempo de ampliar espaços, mantendo firmes as mãos sobre o que já conquistamos; de fazer política partidária com transparência e o espírito democrático do olho-no-olho, como mulheres tucanas que somos. Um tempo de muito trabalho, porque novas eleições se aproximam em 2018, e precisamos buscar o maior número possível de candidatas em cada estado, para ajudar a reverter esta triste fase da política nacional.

Queremos perseguir para o PSDB Mulher um tempo em que todas as mulheres terão espaço e voz na política, tempo de união, porque é assim que as que defendem a democracia agem. Temos a oportunidade de fazer novamente, como nos anos 1990, uma política do nosso tempo, agora no século XXI. O século da grande luta para conquistarmos um padrão de desenvolvimento sustentável em todos os níveis, do econômico ao ambiental, perseguindo o grande ideal da igualdade e do respeito à diversidade. Mantendo o rumo que a nossa história partidária já apontou, sigamos em frente!

*Presidente do PSDB-Mulher, Yeda Crusius é economista e deputada federal pelo PSDB-RS em seu quarto mandato. Já ocupou os cargos de Ministra do Planejamento e Governadora do Rio Grande do Sul.