Terezinha Nunes cobra intérprete de Libras em órgãos públicos

A deputada estadual Terezinha Nunes (PSDB-PE), cobrou o cumprimento da legislação estadual que obriga a presença de intérpretes de Libras em órgãos públicos durante pronunciamento na Assembleia Legislativa de Pernambuco.

“Pernambuco tem cerca de 300 mil pessoas surdas, sendo que somente 12 mil delas conseguem se comunicar sem a Libras. A lei é de 1999 e não é cumprida”, disse Terezinha Nunes.

Como coordenadora da Frente Parlamentar em Defesa da Pessoa com Deficiência, a tucana enviou ofício à Secretaria de Administração do Estado e à Prefeitura do Recife com a solicitação e reiterou que a própria Assembleia também disponha de intérpretes.

“Não podemos mais fechar os olhos para essa questão. Enviei ofício à Secretaria de Administração do Estado e à Prefeitura do Recife para cobrar o cumprimento da lei e estou apresentando um projeto de lei para estender a obrigatoriedade da presença de intérpretes também para hospitais, bancos e escolas particulares”, afirmou a deputada.

Além da obrigatoriedade da presença de intérpretes de Libras em órgãos públicos, a Lei 11.686/1999 determina que escolas públicas ofereçam educação bilíngue (em Libras e em Português); que a Secretaria de Educação conte com profissionais surdos; que a rede pública disponibilize formação para intérpretes e que as universidades incluam a língua de sinais nos currículos de determinados cursos.

*Com informações do PSDB-PE