Notícias

“Dois anos e meio de grandes conquistas”, diz Solange Jurema

Depois de uma jornada de dois anos e meio, que começou no dia 4 de julho de 2015, acredito que o PSDB-Mulher tem muito a comemorar. Foram anos de alegrias, mas também dificuldades, mas que saberemos sempre como superá-las com uma habilidade e competência típica das milhares de mulheres que nosso Secretariado representa e defende.

 

Desde que fui reconduzida em 2015 à Presidência do PSDB-Mulher, a Executiva Nacional do Secretariado tem trabalhado incansavelmente para garantir os direitos das mulheres, defendendo a ampliação de nosso espaço no cenário político regional e nacional.

 

Investimos na capacitação de nossas bases nos estados, o que melhorou o desempenho das candidatas tucanas nas eleições de 2016, nos garantiu uma vaga permanente entre os vice-presidentes da Executiva Nacional do PSDB, cargo ocupado pela deputada Mariana Carvalho (RO), que também foi eleita para a Mesa Diretora da Câmara dos Deputados.

 

Promovemos cerca de 96 encontros entre cursos, reuniões e capacitações. Foram 17 Reuniões da Coordenação Executiva Nacional do PSDB-Mulher, 14 Reuniões Externas – Eventos, 4 Reuniões de Comissões Temáticas, 8 Seminários e cursos, 28 Campanhas e Mobilizações e 25 encontros dos diretórios estaduais.

 

Reforçamos ainda a comunicação do PSDB-Mulher. O resultado disso é traduzido em números. Nosso site oficial disponibilizou para a militância nada menos do que 302 artigos assinados por mim e muitas outras tucanas. Foram postados ainda 70 vídeos e produzidos 580 conteúdos expondo a nossa opinião, projetos e ações. Nada disso teria sido viável sem a colaboração de todas as militantes do Secretariado.

 

Segue um balanço de nossas principais ações:
2015

Fui reeleita, por unanimidade, em 4 de julho de 2015 para mais um mandato na Presidência do PSDB-Mulher. As 54 delegadas votaram pela continuidade do meu trabalho.

No dia seguinte, 5 de julho, participamos da 12ª Convenção Nacional do PSDB – Oposição a favor do Brasil – em que foram eleitos os integrantes da Comissão Executiva e do Diretório Nacional.

 

O ano de 2015 foi marcado por grandes mobilizações sociais contra a corrupção, movimento ao qual decidimos nos engajar ao lado de milhões de outros brasileiros.

Nas inserções partidárias do PSDB, veiculadas em rede nacional, procurei ser porta-voz da ala feminina, ressaltando a urgência das mudanças no cenário político e da luta pela igualdade de gênero.

Em agosto, realizamos a primeira reunião ampliada do novo Secretariado Nacional do PSDB-Mulher. Na ocasião, ficou decidido como seria o lançamento da 2ª fase da Campanha Nacional de Filiação “Rumo aos 50%”, que visou alcançar a paridade de filiadas no PSDB. A campanha foi um sucesso e na manhã do lançamento, o Secretariado de São Paulo filiou 300 novas mulheres.

“Estamos muito contentes com o resultado do nosso trabalho e seguimos com a campanha para termos a nossa participação cada vez maior no partido e nos parlamentos, para que o Brasil possa de fato ser uma democracia”, comemorou Nancy Thame na época.

O seminário “Caminhos para o Brasil” ocorrido no Senado Federal marcou o mês de setembro. Eu e a presidente de honra do Secretariado, Yeda Crusius (PSDB-RS), manifestamos a atenção com que o segmento acompanhou o agravamento da crise política e econômica que o país sofria.

Em novembro, no “Seminário de Gênero: Bandeiras Eleitorais”,  fruto de uma parceria do PSDB Mulher Nacional com a Fundação Konrad Adenauer, debatemos, em São Paulo,  as principais bandeiras eleitorais do segmento feminino para 2016. O curso foi ministrado para um grupo fechado de 100 tucanas das cinco regiões do país.

O ano terminou com a última reunião da Executiva Nacional, realizada no dia 9 de dezembro, na qual fizemos analisamos as ações do segmento desenvolvidas ao longo de 2015 e definimos as metas para 2016, ano eleitoral.

A vice-presidente do PSDB Mulher Nacional, Thelma de Oliveira (PSDB-MT), nos alertou sobre a necessidade de todas estarem preparadas para assumirem qualquer cargo. “O ano que vem será atípico, mais do que nunca devemos estar preparadas, ao assumir um novo cargo, porque não sabemos o que iremos encontrar”, disse ela.

 

2016

 

Este ano foi marcado pelo impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff. O atual presidente Michel Temer, até então um discreto vice-presidente, assumiu o Palácio do Planalto. Tudo isso ocorreu em meio ao avanço da Operação Lava-Jato, que levou para a prisão representantes do mundo político e empresarial.

Apesar do clima pesado no país, focamos em nossas estratégias para as eleições municipais.

Em janeiro, o PSDB-Mulher discutiu a formação das futuras candidatas na Executiva Nacional.  A ouvidora da coordenação do PSDB Nacional, Sandra Quezado, a presidente do PSDB em Alagoas, Adriana Toledo, a vice-presidente do PSDB-Mulher em Minas Gerais e secretária do PSDB –Mulher, Eliana Piola, e a presidente do PSDB-Mulher no Rio Grande do Norte,  KátiaMaciel,  elaboraram o conteúdo de uma cartilha com dicas para as tucanas candidatas.

Paralelamente, o Secretariado e a Fundação Konrad Adenauer promoveram, em São Paulo, o seminário “Cultura da Paz e Feminino Profundo”.  A vice-presidente, Thelma de Oliveira (PSDB-MT),  a presidente do PSDB-Mulher de São Paulo, Nancy Ferruzzi Thame,  a presidente de Honra do PSDB-Mulher Nacional, Yeda Crusius, e a coordenadora de Projetos da Fundação Konrad Adenauer, Mariana Caetano, participaram do evento,  que teve o objetivo de preparar as paulistas  para as eleições e ampliar o autoconhecimento feminino.

Uma comitiva do PSDB-Mulher, com quatro pré-candidatas às eleições municipais e eu, embarcou em abril para a Alemanha com o objetivo de participarmos de um programa de estudo da Fundação Konrad Adenauer. Durante uma semana, nós cinco conhecemos mais sobre o sistema político alemão e as práticas inovadoras da administração local.

Os conhecimentos que adquirimos nesta incursão pela Alemanha foram adaptados e aproveitados em propostas de nossas candidatas nas eleições municipais em 2016. O PSDB Mulher foi considerado modelo de organização do gênero na política por parlamentares alemães.

Em maio, foi a vez de Brasília receber um curso de capacitação. Com o título “Mulheres no Poder: Sistemas Eleitorais”, as pré-candidatas a prefeitas das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste se beneficiaram com o curso preparatório que foi ministrado com enorme sucesso pelo PSDB Mulher Nacional em parceria com a Fundação Konrad Adenauer.

Resultado eleitoral

O esforço do PSDB-Mulher para capacitar as candidatas que disputaram as eleições de 2016 pôde ser visto nas urnas. O partido elegeu 78 prefeitas e 714 vereadoras em todo o território nacional. O resultado foi considerado excelente e comemorado pela Executiva Nacional na última reunião do ano, ocorrida do dia 8 de novembro. Além da avaliação do desempenho das tucanas, a Executiva traçou metas para 2017.

Encontro Nacional de Prefeitos Eleitos

Com votação recorde nas últimas eleições, o PSDB conquistou 807 prefeituras em todo o país, que juntas somam uma população de 49 milhões de brasileiros.

Para celebrar essa vitória e debater os grandes desafios que as prefeitas e os prefeitos tucanos teriam pela frente, o partido e o Instituto Teotônio Vilela realizaram, no dia 25 de novembro, em Brasília, o Encontro Nacional de Prefeitos Eleitos.

Como não poderia deixar de ser, as tucanas marcaram presença e foram destaque deste encontro. Como presidente do PSDB-Mulher, coube a mim ressaltar a importância de questões como a responsabilidade fiscal, saúde, educação e sustentabilidade, garantindo apoio unânime à tese de que os eleitos deveriam trabalhar para garantir o bem-estar social da população.

 “A quase unanimidade das mulheres entende que escolas de ensino fundamental e creches são essenciais para melhorar o Brasil no futuro. Uma política de saúde pública que inclua saneamento básico é prioridade. Outra sugestão que vem dos nossos cursos é o empreendedorismo social. Em um momento de crise é importante pensar em ações que a população possa desenvolver, respeitando suas habilidades e vocações” disse na época.

 

2017

Capacitação foi o lema do PSDB-Mulher em 2017. Em fevereiro, houve o primeiro Workshop estratégico com objetivo de definir o cronograma dos futuros cursos de capacitação das prefeitas e vereadoras tucanas eleitas durante o ano anterior.  Realizado em parceria com a fundação Konrad Adenauer, o encontro aconteceu no Hotel Windsor Atlântica, no Rio de Janeiro, nos dias 17 e 18 de fevereiro.

No dia 22, a Executiva Nacional do PSDB-Mulher se reuniu, em Brasília, para discutir caminhos que possam viabilizar o aumento da representatividade feminina na política. Durante o encontro, houve troca de experiências entre tucanas de diferentes estados brasileiros e o planejamento dos próximos cursos de capacitação de prefeitas e vereadoras tucanas eleitas pelo partido.

Já no dia 31, o PSDB-Mulher reuniu as presidentes dos Secretariados Estaduais na capital. A troca de experiências e o debate em torno das possíveis soluções para os problemas relatados pelas representantes de cada estado foram os principais temas do encontro. A baixa representatividade das mulheres na política, os desafios da atual estrutura de poder e a exposição de ideias para os próximos cursos de capacitação de tucanas eleitas também foram assuntos abordados.

Outro encontro, desta vez no mês de abril, serviu para definir estratégias de autonomia para os secretariados estaduais e a adequação do nosso regimento interno ao estatuto do partido.

No mês de maio, as líderes tucanas voltaram a se reunir para fortalecer sua união e discutir os rumos do segmento. Além do alinhamento ideológico, as tucanas concluíram e aprovaram a última versão do regimento interno que agora está devidamente adequado ao estatuto do partido. O encontro contou com as representantes de todas as regiões do país.

O PSDB-Mulher, a Fundação Konrad Adenauer e o Instituto Teotônio Vilela (ITV) promoveram um curso de capacitação “Novas Formas de Governar” no mês de junho.  Participaram prefeitas e vice-prefeitas eleitas nas últimas eleições. Em discussão, comunicação e política, além de orientações e capacitação sobre formas de gestão. As prefeitas e parlamentares tucanas receberam orientações de especialistas sobre as novas ferramentas de mídias sociais e como elas podem ser úteis no contato com a comunidade e eleitores.

Em julho, mais uma parceria com o Instituto Teotônio Vilela (ITV) e a fundação alemã Konrad Adenauer ajudou as vereadoras do Sul, Sudeste e Centro-Oeste a se prepararem para melhor representar seus eleitores. O seminário “Legislativo Municipal: Atribuições e Reflexões para Vereadoras” cujo objetivo foi capacitar as gestoras tucanas para que cumpram o seu mandato com plenitude, com uma compreensão mais ampla da ética e responsabilidade atreladas ao cargo, tendo maior participação em organizações sociais e instituições e fazendo melhor uso de suas redes sociais.

Por dois dias, as tucanas se reuniram, em São Paulo, para discutir o papel da mulher como líder política e trocar experiências, em busca de um mandato mais transparente e participativo.

As vereadoras eleitas nas regiões Norte e Nordeste também contaram com cursos preparatórios. No mês de agosto, o PSDB-Mulher em parceria com o Instituto Teotônio Vilela promoveu em Maceió (AL), um encontro de capacitação para as parlamentares da região. A reunião foi realizada no hotel Maceió Atlantic Suítes, tendo como tema “Legislativo Municipal: Atribuições e Reflexões para Vereadoras”.

Sucessão

Em setembro de 2017, houve reunião da Executiva Nacional do PSDB-Mulher. Desta vez as tucanas se juntaram para definir as ações para as eleições internas marcadas para dezembro deste ano.

Em outubro, integrantes da Executiva Nacional se reuniram em Brasília para reforçar a importância da participação de todas as filiadas nas eleições para os diretórios estaduais do partido, marcadas para o dia 11 de novembro.

A atual presidente de honra do PSDB-Mulher, a deputada federal Yeda Crusius (RS), deverá me suceder. Trata-se de uma escolha consensual de todas nossas representantes estaduais. Desejo muito sucesso a ela, além de deixar claro que poderá contar comigo, com todas nós!

 

Responsabilidade com o Fundo Partidário

 

A transparência e a ética na utilização de verbas públicas sempre foram valores pautados pelo PSDB-Mulher. O Secretariado todos os anos presta contas de todos os encontros e reuniões que utilizaram recursos originários do Fundo Especial de Assistência aos Partidos Políticos, mais conhecido como fundo partidário. Segundo a Lei Lei 9.096 de 1995, o fundo partidário é exclusivamente destinado às ações que incentivam e estimulam a participação da mulher na política, inclusive na formação, capacitação e apoio às candidatas a mandatos eletivos.

Fundamentado por estas normas, o PSDB-Mulher realizou aproximadamente 96 encontros, entre reuniões das executivas nacional; estaduais e municipais, cursos de capacitação de Norte a Sul do país entre outros.