Sem categoria

Pelotas: TeleOftalmo agiliza consultas oftalmológicas

Pacientes que aguardam por uma consulta oftalmológica em Pelotas e região agora contam com o Teleoftalmo – Olhar Gaúcho, projeto de telediagnóstico à distância para pacientes do SUS. O consultório remoto passa a funcionar a partir desta semana, no Centro de Especialidades. A prefeita Paula Mascarenhas, ressaltou que a iniciativa vai dar mais tranquilidade aos pacientes.

“Informatizar um serviço, especialmente os de saúde, é fundamental por ganhar rapidez e qualidade. Essa novidade vai beneficiar milhares de pelotenses”, destacou a tucana.

A secretária de Saúde, Ana Costa, completou que o TeleOftalmo soma-se ao Tele-ECG, com telediagnóstico de problemas cardiológicos para a realização de eletrocardiograma: “Pelotas conta com toda a rede de saúde informatizada e iniciando na telemedicina. Isso faz com que as filas de espera diminuam”.

Exames

O consultório remoto fará exames de acuidade visual, medição da pressão ocular, refração ocular e documentação fotográfica do olho. O procedimento possibilita determinar quais pacientes necessitam da presença de um especialista e quais podem ser monitorados à distância.

“Primeiro, o paciente vai até a UBS referência para depois ser encaminhado ao TeleOftalmo no Centro de Especialidades, onde fará exames junto a uma equipe de enfermagem presencial, além do oftalmologista em Porto Alegre por teleconferência”, disse a enfermeira Natália Vargas.

O usuário receberá o laudo diretamente no posto de saúde onde iniciou o procedimento. Se for constatado algum erro de refração (miopia, hipermetropia, astigmatismo e presbiopia ou vista cansada), o paciente poderá retirar o óculos gratuitamente nas Óticas Diniz, apoiadora do projeto.

Parceria

O TeleOftalmo é uma parceria entre a Associação Hospitalar Moinhos de Vento e o Telessaúde da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), através do Programa de Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS), com apoio da Prefeitura e do governo do Rio Grande do Sul.

Todos os equipamentos necessários para a realização dos procedimentos, adquiridos pela Associação Hospitalar Moinhos de Vento por meio de recursos do PROAD-SUS, serão doados ao município no término do projeto.

Atendimentos de média e alta complexidade (cirurgias de catarata, pterígio e deslocamento de retina, por exemplo) seguem ocorrendo através de parceria da Prefeitura com a Santa Casa de Bagé, a Beneficência Portuguesa de Pelotas e o Hospital Escola de Pelotas.

*Com informações da Prefeitura de Pelotas (RS).