Sem categoria

Chapada dos Guimarães: Laços brancos contra a violência

A Prefeitura de Chapada dos Guimarães (MT), sob comando de Thelma de Oliveira (PSDB-MT), por meio do Projeto Qualidade de Vida aderiu ao Dia do Laço Branco, em que homens são convocados a se envolverem no combate á violência contra a mulher.

O movimento foi criado pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 25 de novembro 1991, em homenagem às irmãs Pátria, Minerva e Maria Teresa Mirabal, assassinadas em 1960, por se posicionarem contrárias ao regime do ditador da República Dominicana Rafael Trujillo. Desde sua criação, cerca de 160 países já aderiram à mobilização internacional.

Durante os 16 dias, são realizados, no mundo inteiro, debates, palestras educativas, mobilizações e capacitações com o intuito de alertar a sociedade a não se calar diante de agressões contra as mulheres, muitas vezes, inclusive, vindas dos próprios companheiros, pais ou parentes próximos.

Há diferentes tipos de violência contra a mulher. Entre elas, o assédio moral, a violência sexual, a verbal ou a física. Todas devem ser denunciadas e combatidas.

*Com informações da Prefeitura da Chapada dos Guimarães (MT).