Acompanhe

Tucanos destacam Dia Internacional das Pessoas com Deficiência

Parlamentares do PSDB registraram em suas redes sociais a passagem do Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, celebrado no último domingo (3). Em defesa da qualidade de vida delas, cobraram mais respeito, cidadania e políticas públicas voltadas para a inclusão social.

A deputada Mara Gabrilli (PSDB-SP) afirmou que a data é importante para conscientizar as pessoas e estimular uma reflexão sobre um futuro inclusivo, digno e humano a todos os brasileiros que possuem alguma deficiência, que atualmente somam mais de 45 milhões de pessoas, segundo último levantamento do IBGE.

“Tenho muito orgulho e gratidão por essa parcela da população, que é muito aguerrida, enfrenta grandes dificuldades diariamente e, ainda sim, vive com a cabeça erguida. Vocês são a energia que me motiva a continuar trabalhando e transformando todos os dias”, destacou a tucana, ressaltando a luta diária das pessoas com deficiência.

Avanços

A deputada Mariana Carvalho (PSDB-RO) afirmou que, como parlamentar, disse estar muito feliz por poder contribuir, por meio de propostas, com as conquistas das pessoas com deficiência. “É um dever de todos lutar por mais acessibilidade e assegurar os direitos às pessoas com deficiência”, ressaltou.

Na Câmara, o projeto proposto por Mariana Carvalho determina que comerciantes treinem profissionais para atender de forma correta pessoas com deficiência. “Garantia de mais segurança e inclusão na hora de comprar um produto ou serviço. Vamos construir acessos para derrubar barreiras”, disse.

Para o deputado Otavio Leite (PSDB-RJ), essas pessoas mesmo com suas dificuldades dão grandes lições de superação e compaixão. “É com muito orgulho que me dedico com todo coração a essa causa”, destacou.

O deputado Eduardo Cury (PSDB-SP) defendeu a necessidade de se pensar nas formas de inclusão para melhorar a qualidade de vida dessas pessoas. “Não só hoje. Mas que todos os 365 dias do ano, sejam de inclusão”, enfatizou.

Data

Criado em 1992 pela Organização das Nações Unidas (ONU), o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência tem o objetivo de promover campanhas que gerem maior compreensão dos assuntos referentes à deficiência e para mobilizar a defesa da dignidade, dos direitos e o bem-estar das pessoas.

A cada ano os temas das campanhas são baseados no objetivo do exercício pleno dos direitos humanos e da participação na sociedade, estabelecido pelo Programa Mundial de Ação, pela Assembleia Geral da ONU, em 1982. Este ano, o tema das mobilizações é a “transformação em busca de uma sociedade sustentável e resiliente para todos”.

*Com informações do PSDB na Câmara.