Notícias

Mariana Carvalho anuncia Troféu Amigo da Primeira Infância

A segunda secretária da Câmara, deputada Mariana Carvalho (PSDB-RO), anunciou a instituição do Troféu Amigo da Primeira Infância. Trata-se de uma premiação idealizada pela parlamentar e instituída pela Mesa Diretora da Câmara.

A partir de 2018, a Casa vai homenagear anualmente dez pessoas e entidades que contribuem para as políticas voltadas às crianças de zero a seis anos. Além de reconhecer trabalhos realizados, a condecoração será um incentivo a mais para que novas ações nesse sentido possam surgir em todo país.
Mariana disse que a instituição do Troféu durante discurso no 5º Seminário Internacional sobre o Marco Legal da Primeira Infância.

O evento foi promovido pela Secretaria da Mulher da Câmara. No seminário, parlamentares, gestores públicos e pesquisadores brasileiros e estrangeiros consideraram o cuidado com as crianças até os seis anos a melhor maneira de combater problemas da vida adulta, em especial o envolvimento com a violência.

No seminário foram debatidos meios de se avançar na implementação do Marco Legal da Primeira Infância, com a integração de ações de diversos ministérios, como Saúde, Desenvolvimento Social, Educação e Direitos Humanos.

Em março a deputada participou do curso de Liderança Executiva em Desenvolvimento da Primeira Infância na Universidade de Harvard (Estados Unidos) com os maiores especialistas do mundo sobre o tema.

A deputada do PSDB, ao lado de outros parlamentares, participou do curso de Liderança Executiva em Desenvolvimento da Primeira Infância na Universidade de Harvard (EUA), uma das mais conceituadas do mundo.

No seminário, Mariana Carvalho ressaltou que chegou a ser criticada por fazer o treinamento, mas ressaltou que se todos os gestores públicos fizessem o curso seria possível construir um mundo bem melhor.

Segundo a tucana, após o curso de liderança e na condição de segunda-secretária da Câmara, tomou a iniciativa de apresentar a proposta de instituição do prêmio em reconhecimento às iniciativas voltadas à primeira infância.

“Que sejam entidades e pessoas que façam a diferença em nosso país, valorizando a primeira infância. Acredito que esse será um grande avanço da Câmara, de poder trazer esse reconhecimento. Que seja um estímulo! ”, afirmou a tucana.

Em seguida, Mariana Carvalho acrescentou que: “A Câmara, a partir do ano que vem, terá a oportunidade de reconhecer essas empresas e pessoas por meio desse troféu, o que ainda é mínimo. Mas vamos avançando cada vez mais”.

Por iniciativa de deputados como Mariana e primeiro-vice-líder do PSDB, deputado Pedro Cunha Lima (PSDB-PB), o plenário da Câmara foi transformado em comissão geral para discutir as políticas da primeira infância em outubro.

Em seguida, por iniciativa de Pedro Cunha Lima, a Comissão de Educação da Casa formou uma subcomissão para tratar especificamente do tema. “Cada vez mais que conseguirmos envolver os nossos representantes na Câmara e no Senado. Conseguiremos fazer com que nossas pautas voltadas para a primeira infância sejam prioritárias”, destacou Mariana.

Para a tucana, a Câmara deve instalar uma comissão permanente para tratar das propostas e temas voltados para o assunto. Ainda durante seu discurso, a deputada de Rondônia reafirmou sua posição favorável a mudança de paradigma nas creches brasileiras. Segundo ela, esses locais precisam deixar de ser apenas “depósitos de crianças” para se tornar locais de aprendizado e conhecimento.

Durante o seminário, foram apresentadas experiência exitosas como o Projeto Universidade da Criança já implementado em 19 municípios do Paraná. Pelo projeto, dispositivos do Marco Legal da Primeira Infância estão sendo colocados em prática por empresas, prefeituras e secretarias.

*Com informações do Portal do PSDB da Câmara.