Para Terezinha Nunes, redação do Enem incentivará cursinhos a focar na pessoa com deficiência

O tema da redação da Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), cuja primeira etapa foi realizada no último domingo (5/11), foi comemorado pela deputada estadual e presidente reeleita do PSDB Mulher de Pernambuco, Terezinha Nunes. Para a tucana, com o tema “Os desafios para a formação educacional de surdos no Brasil”, o Ministério da Educação (MEC) incentiva cursinhos pré-vestibular a focar ainda mais na questão da pessoa da com deficiência. A parlamentar abordou o tema na tribuna da Assembleia Legislativa nesta segunda-feira (6/11).

“Temos ainda muito o que conquistar. Mas refletir sobre a necessidade de incluir os surdos na redação desse ano já foi um grande avanço. É quase certo, que daqui pra frente, os cursinhos pré-vestibular focarão na pessoa com deficiência, o que deve acontecer também em reuniões familiares e encontros de amigos. O MEC também nos brindou com o uso de tecnologia assistida e com provas traduzidas em libras para que os surdos pudessem responder às questões de forma mais inclusiva”, aplaudiu Terezinha Nunes, que preside a Frente Parlamentar em Defesa da Pessoa com Deficiência instalada na Assembleia Legislativa de Pernambuco.

O Brasil tem hoje 10 milhões de pessoas surdas, o equivalente a 5% da nossa população. Segundo a Associação de Surdos de Pernambuco, 7% dos pernambucanos têm deficiência auditiva, somando um contingente de 328 mil surdos.

*Da assessoria de imprensa do PSDB-PE