Notícias

Garantir às crianças qualidade de vida é desafiador, admitem gestores

Na 10ª Semana de Valorização da Primeira Infância e Cultura da Paz, no Senado, os prefeitos de Maceió, Rui Palmeira (PSDB-AL), e de Lagoa do Carro, Judite Botafogo (PSDB-PE), assim como presidente do PSDB-Mulher da Paraíba, Iraê Lucena (PSDB-PB), defenderam mais empenho e atenção de todos, incluindo os temas como prioridades de políticas públicas.

Autora da Lei n° 7.851/2005, que instituiu a Semana Estadual de Prevenção da Violência com Investimento na Primeira Infância do estado da Paraíba, Iraê Lucena lamentou a ausência de ações voltadas para os primeiros anos de vida.

“É muito gratificante estar aqui hoje porque fui autora de um Projeto de lei estadual que virou federal. É na fase de 0 a 6 anos que o cérebro da criança está se desenvolvendo, por isso é fundamental garantir a assistência adequada neste período”, destacou a tucana.

Iraê Lucena afirmou que as consequências para um país que não investe na infância são “desastrosas” tanto na parte social como na parte econômica. “Espero que os governantes tomem consciência da importância para um futuro de um país deste tipo de investimento. A atenção para a primeira infância é que garantirá bons cidadãos no futuro”, afirmou.

Prefeituras

A prefeita de Lagoa do Carro (PSDB-PE), Judite Botafogo, detalhou como o município organiza e atua para garantir o cuidado integral das crianças nos primeiros anos de vida. Ela enfatizou que os temas discutidos são importantes não só para educadores, mas para todos os cidadãos.

“Minha contribuição é demonstrar o que tenho feito na minha cidade para garantir uma infância com qualidade social. O papel da escola não é apenas ensinar a ler e a escrever, mas formar o sujeito. É na infância que se formam todas as habilidades, virtudes e competências e nesse desenvolver dá-se a formação do caráter”, disse Judite.

A tucana completou dizendo que o investimento na primeira infância não é um gasto e sim “um investimento na construção do alicerce para os adultos que vão nos suceder amanhã”.

Para o prefeito de Maceió, Rui Palmeira (PSDB-AL), é um dos principais desafios dos gestores públicos garantir qualidade de vida para as crianças até 6 anos.

“As políticas de educação, assistência social e saúde vêm sofrendo muitos cortes por parte do governo e isso reflete diretamente na qualidade de vida das famílias, sobretudo para as crianças que amadurecem muito rápido”, afirmou Palmeira.

Para o tucano, é preciso que o Congresso Nacional atue e pressione o governo para rever alguns posicionamentos sobre a infância no país. “Sempre que fazemos ações voltadas para a primeira infância, como a reforma de uma creche, a construção de uma escola é muito gratificante porque você vê a alegria no rosto de cada criança que sabe que ali dentro ela vai ser feliz”, completou.

Segundo Rui Palmeira, é preciso dar mais atenção também à merenda escolar, algo que atrai muito a permanência das crianças no ambiente do colégio. “Substituir alimentos fritos ou demasiadamente gordurosos por frutas e comidas mais saudáveis pode parecer um detalhe pequeno, mas faz muita diferença”, disse ele, informando que em Maceió, há parcerias para integrar várias secretarias com objetivo de valorizar esta fase da vida.