Notícias

Mariana atua pela liberação de R$ 115 milhões para hospital de Porto Velho

A deputada federal Mariana Carvalho (PSDB-RO) apresentou uma emenda individual de bancada, no valor de R$ 115 milhões, para o hospital João Paulo II, em Porto Velho. O investimento será utilizado para reforma, estruturação e compra de equipamentos.

“É uma reivindicação antiga, o hospital é um dos maiores prontos-socorros do estado e precisava de investimentos. Queremos garantir qualidade e uma estrutura adequada para a atender a demanda da região”, disse a tucana.

Segundo a deputada, a população merece um “tratamento mais humanizado e digno”. A liberação do investimento depende do esforço de todos os parlamentares de Rondônia. O valor ainda pode sofrer cortes no orçamento de 2018.

O Hospital e Pronto-Socorro João Paulo II é referência no atendimento de alta complexidade em Rondônia. Em 2016, 44.151 pessoas foram atendidas na unidade de saúde, segundo dados do setor de estatísticas da Secretaria Estadual de Saúde (Sesau).

Apesar de ser uma unidade de atendimentos em urgência e emergência, outros procedimentos médicos são feitos. Pacientes de todo o estado vão para o pronto-socorro.

Porto Velho é quem mais encaminha pacientes para o João Paulo II. Em média, 75% são da capital, e poderiam ser atendidos nas Unidades de Pronto Atendimento (UPA) do município, instaladas nas zonas Leste e Sul. Na sala de emergência, chamada de sala vermelha, é feita a triagem dos pacientes graves com atendimentos imediatos.

*Com informações do Portal do Governo de Rondônia.