Notícias

Tragédia em Goiânia traz bullying como tema no Congresso

Após a tragédia em Goiânia (GO), na última sexta-feira (20), em que um estudante de 14 anos, que se queixava de bullying, atirou contra colegas no colégio onde estudava, matando colegas e ferindo outros quatro, a deputada Shéridan (PSDB-RR) retomou o tema como prioridade das discussões no Congresso. A tucana é autora de duas proposições, que tratam de bullying, ao referir-se sobre o assédio moral e o assédio moral virtual.

“O bullying é uma das formas de violência que mais cresce no mundo. Na Câmara, apresentei alguns projetos relacionados ao assunto com objetivo de conscientizar a nossa juventude e a nossa sociedade sobre a importância de combater este tipo de agressão. O bullying é coisa séria, não é brincadeira”, ressaltou a deputada.

De acordo com a parlamentar, um projeto consiste em definir como crime a divulgação de fotos ou vídeos com cenas de nudez ou ato sexual sem autorização da vítima.

Na justificativa da proposta, a congressista cita pesquisa da Liga Acadêmica de Prevenção e Intervenção à Violência da Unifesp, segundo a qual o cyberbullying levou 41 adolescentes de todo o mundo a cometer suicídio em 2012. Como a prática é relativamente nova, os especialistas na área ainda buscam aprimorar maneiras de lidar com o problema.

A outra proposta apresentada institui a realização de campanhas publicitárias no rádio e na televisão para combater o bullying e o cyberbullying. De acordo com o texto, as ações publicitárias deverão ser feitas em horários de maior pico de audiência e ter a duração de, no mínimo, dois meses para alcançar o maior número de pessoas.

Segundo Shéridan, devido à pressão social e à vergonha que as vítimas sentem por terem sua intimidade exposta, os adolescentes se deprimem e isolam. Há até episódios de suicídio.

Solidariedade

Depois da tragédia em Goiânia, deputados do PSDB de Goiás usaram as redes sociais para manifestar consternação com o caso. O presidente do PSDB-GO, Giuseppe Vecci (GO) manifestou profundo lamento pelo o que classificou de “tragédia”. “Que Deus conforte os familiares e amigos das vítimas”, desejou o parlamentar.

“Oremos pelas crianças que estão internadas no hospital. Oremos pelas famílias das que foram mortas. Oremos por todos do Colégio Goyases. Que Deus em sua infinita misericórdia e Graça tenha misericórdia e console as famílias vitimadas hoje. Estou consternado! Abalado!”, escreveu o deputado Fábio Sousa (PSDB-GO).

Segundo a UNICEF, um em cada três jovens entre 13 e 15 anos de idade é vítima de bullying na escola em todo o mundo.

*Com informações do Portal do PSDB da Câmara.