Poços de Caldas promove intensa agenda de Outubro Rosa

O prefeito de Poços de Caldas (MG),  Sérgio Azevedo (PSDB-MG), organizou um intenso calendários de atividades para Outubro Rosa. O tucano pretende, assim, esclarecer dúvidas, conscientizar e estimular o autoexame e os exames de mamografia para todas as mulheres, especialmente as que têm vida sexual e têm de 50 a 69 anos.

Em Poços de Caldas, a prefeitura fez parceria com o Servas-Poços (Serviço Voluntário de Assistência Social), Fundação Laço Rosa e União RoO sa, tem ações em diferentes pontos da cidade. As Unidades Básicas de Saúde têm o Dia D, com diversas atividades.

A primeira-dama e presidente do Servas, Gisele Azevedo, tem acompanhado as ações desenvolvidas ao longo do mês. “Está sendo maravilhoso poder participar, poder ajudar e falar de um assunto tão importante”.

Houve uma demonstração da agente comunitária de saúde Mônica Canto Ribeiro sobre a realização do autoexame. “É preciso fazer (o autoexame) todo mês, com muito cuidado, com muita atenção. Se encontrar algo diferente do normal ou até em caso de dúvidas, nós aqui da unidade estamos à disposição para ajudar, para esclarecer, é só procurar a gente”, informou.

Uma prótese de silicone, um modelo didático para autoexame das mamas, circulou entre as pacientes, para o exercício do toque. Dividida em quatro partes, a peça reproduz alterações que podem ser encontradas nas mamas e que merecem atenção. “Não tenho nenhum caso na minha família, é importante pra gente entender melhor”, disse a dona de casa Manuelina Alves Bueno, de 68 anos.

Toda mulher entre 50 e 69 anos deve fazer uma mamografia a cada dois anos. Toda mulher que tem ou já teve atividade sexual e que possui entre 25 e 64 anos de idade deve procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima para a coleta do exame preventivo.

Para meninas entre 9 e 14 anos e meninos de 11 a 14 anos está disponível a vacina contra o HPV, principal responsável pelo câncer do colo do útero. Divulgar estas informações e alertar para a importância da prevenção, são os objetivos do Outubro Rosa, movimento mundial que a cada ano, ganha mais força.

Após conversa com a equipe de saúde, sorteio de brindes e alongamento, teve ainda massagem e escalda pés, oferecidos por estudantes do curso de Estética e Cosmética da Unifenas. “A gente tem aquela vergonha, não tá acostumada a olhar o próprio corpo. Aprendi que o toque, o conhecer pode fazer toda a diferença”, revelou a aposentada Cleusa Aparecida Marques, de 64 anos.

Atividades nas UBSs

Nas Unidades Básicas de Saúde, as atividades do Outubro Rosa começaram no São Jorge e na sequência foram realizadas nos bairros: Santa Ângela, Quisisana, Centro, Itamaraty, Maria Imaculada, São José, Parque Pinheiros, Regional Leste, Vila Nova, além do Nova Aurora.

“É muito produtivo porque cada uma destas pacientes presentes nas nossas ações se torna multiplicadora, levando essa informação para a família, para as amigas, para as vizinhas. Mais uma vez registro o empenho das nossas equipes de saúde em promover momentos tão ricos e tão importantes para a comunidade”, avaliou a coordenadora da Atenção Básica, Camila Bacelar.

Durante o mês, o preventivo de câncer de colo de útero será feito com livre demanda. Já as mulheres na faixa etária de 50 a 69 anos, poderão se dirigir às unidades de saúde dos bairros, passar pelo médico e agendar a mamografia de rastreamento, que será realizada no mês de outubro.

Outros eventos em diferentes pontos da cidade, promovidos por entidades parceiras, vão oferecer: palestras, mutirão de corte de cabelo para doação, panfletagem, além de ações voltadas para pacientes em tratamento na Unacon – Unidade de Alta Complexidade em Oncologia. Nesta quarta, 11, às 17h, na Câmara Municipal, a idealizadora do movimento União Rosa, Cláudia Rocha, apresentará as ações desenvolvidas no município. No mesmo dia também será aberta a exposição “Vivência”, do fotógrafo Bruno Alves, com imagens que revelam a beleza de pacientes em tratamento oncológico. Na próxima semana, a programação continua nas unidades básicas de saúde: Bortolan, Santo André, Dom Bosco I e II, Country Club, Vila Menezes, Santa Rosália, Santa Augusta e Kennedy I. As ações vão até o dia 30 de outubro.

*Com informações do PSDB-Mulher de Minas Gerais.