Notícias

Câmara vai discutir direitos das pessoas com síndrome pós-poliomielite

Por sugestão da deputada federal Mara Gabrilli (PSDB-SP), a Câmara fará uma audiência pública para discutir a atenção às pessoas com síndrome pós-poliomielite no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). A discussão será realizada em conjunto pelas comissões de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência e de Seguridade Social e Família.

“A síndrome pós-poliomielite é uma enfermidade que acomete tardiamente pacientes que sofreram poliomielite anterior aguda viral e recuperaram suas capacidades motoras”, afirmou a tucana nas redes sociais.

A síndrome, segundo especialistas, ocorre, em média, 15 anos após a infecção e causa uma série de sintomas, como paralisia, fadiga intensa e dores mio-articulares.

“Não se dá por reinfecção ou reativação do vírus, mas sim, acredita-se, por degeneração dos neurônios motores sobreviventes, sobrecarregados metabolicamente por assumir a função fisiológica dos neurônios perdidos”, afirmou a deputada federal.

Esporte

Mara Gabrilli elogiou a conquista da mesatenista Juliana Cristina Ferreira da Silva que conquistou duas medalhas de prata em competições de grande expressão: uma no Campeonato Brasileiro de Tênis de Mesa e outra na Copa Nordeste.

“Parabéns, Juliana e seja bem vinda ao time de campeões”, afirmou a deputada.